Profa. Angela Di Sessa é curadora de mostra no Circolo Italiano - São Paulo
Exposição Travessias está em cartaz no Centro de São Paulo, diariamente, com entrada gratuita
A professora e fotógrafa Angela Di Sessa (Jornalismo) é curadora da exposição Travessias, que está em cartaz diariamente, das 11h às 16h, no Circolo Italiano - São Paulo (Av. Ipiranga, 344 - 2º andar). A mostra apresenta conteúdos reunidos no Acervo Santu Paulu, com narrativas de imigrantes de Polignano a Mare (Itália), e aborda aspectos como culinária, religiosidade e festas. Conhecidos como “bareses”, estes imigrantes foram os primeiros comerciantes do Mercado Municipal e os fundadores da Bolsa de Cereais de São Paulo e da tradicional Festa de São Vito (padroeiro de Polignano a Mare), realizada todos os anos no Brás.
Travessias surge da articulação de um acervo digital gerado pelo projeto Santu Paulu, da docente da PUC-SP, disponível no site www.angeladisessa.com. Criado em 2003, por ocasião dos 450 anos da cidade de São Paulo, o projeto é composto por 90 horas de depoimentos orais e mais de 600 imagens de família.
A expoisção, que é gratuita, também integra a programação do evento "Casa Aperta", que será realizado no dia 3/8 com uma série de ações que abordam a identidade ítalo paulistana através de mostra, degustação especial e palestras gratuitas. Para se inscrever, envie email para circolo@circoloitaliano.com.br.
Programação:
9h – Atividade ao ar livre no terraço do CIrcolo Italiano di San Paolo
9h30 – Café da manhã
10h – Visita guiada na exposição em cartaz “TRAVESSIAS”, com a curadora da mostra Angela Di Sessa
11h – Visita guiada nos ambientes históricos do Circolo Itaiano
12h30 – Almoço com menu degustação especial e cortesia do vinho da casa.
14h – Roda de conversa preparatória para a visita à exposição de Letizia Bataglia no IMS: a obra de Letizia Bataglia e a Itália que marcou sua vida ( Palermo e Máfia nos anos 80/90)
15h30 – Atividades experimentais para auxiliar na conversação em língua italiana.