Profa. Silvia Pimentel (Direito) é a Personalidade Acadêmica do Prêmio Jabuti 2024

Premiação será realizada no dia 6/8, no teatro Sérgio Cardoso

por Redação | 10/07/2024

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou que a professora Silvia Pimentel foi escolhida como Personalidade Acadêmica na 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Reconhecida nacional e internacionalmente, a advogada e ativista é celebrada por sua valiosa contribuição aos Direitos Humanos, dedicando-se à promoção da igualdade de gênero e à luta contra a discriminação.

Nascida em Belo Horizonte (MG), Silvia Pimentel possui graduação em Direito, especialização em Psicologia da Educação e doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atua como professora de Filosofia do Direito e da disciplina optativa Direito, Gênero e Igualdade, além de ocupar o cargo de vice-coordenadora do Núcleo de Direito Constitucional da Pós-Graduação. Também é coordenadora do Grupo de Pesquisa "Direito, Discriminação de Gênero e Igualdade" na mesma instituição. Ao longo de sua trajetória profissional, Silvia Pimentel conduziu diversas pesquisas, publicou diversos livros, textos e artigos, e ministrou inúmeras conferências e palestras.

“Tenho dificuldades para encontrar as palavras que possam expressar a minha emoção! Aos 84 anos, ainda na labuta acadêmica e militante, as primeiras palavras/sentimentos que me surgiram foram: ‘Gracias a la vida, que me ha dado tanto…’ e, agora, me presenteia com essa magnífica homenagem da CBL. Muito obrigada. Recebo este prêmio compartilhando-o coletivamente, com minhas companheiras feministas brasileiras, latino-americanas e caribenhas - as históricas; aquelas que nos acompanharam e nos acompanham; aquelas que nos estão sucedendo. Agradeço ao meu pai e à minha mãe pelos incomensuráveis esforços e investimentos na educação que recebi e que, em muito, significaram o alicerce de toda a minha luta. Agradeço à mais democrática PUC do Brasil - a PUC-SP- que de uma forma absolutamente admirável, nas pessoas de Don Paulo Evaristo Arns, da Professora Dra. Nadir Gouvêa Kfouri, nos idos dos anos 70, e do Cardeal Don Odilo Pedro Scherer, hoje seu Grão-Chanceler, garantiram a liberdade de cátedra a uma feminista de raiz, como eu. Agradeço a Fernando Proença, meu grande companheiro de vida, que sempre esteve e estará presente em meu coração. Compartilho o prêmio também com minhas filhas e meus filhos; minhas netas e meus netos e meu bisneto Martin”, comemora a docente em entrevista à CBL.

O prof. Vidal Serrano Nunes Junior, diretor da Faculdade de Direito, comemorou a homenagem recebida pela docente: Uma honra para a nossa Universidade ver uma de suas grandes referências receber tamanha distinção.

O Prêmio Jabuti Acadêmico, realizado pela Câmara Brasileira do Livro com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), é uma distinção anual inédita destinada a obras acadêmicas publicadas em língua portuguesa no Brasil. A premiação tem como foco obras científicas, técnicas e profissionais, reconhecendo e divulgando autores e editores destacados nesses segmentos. O objetivo é incentivar e valorizar a excelência na produção acadêmica nacional, buscando reconhecer contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, social, político e cultural do país. O físico brasileiro Prof. Dr. Marcelo Knobel, professor titular na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é o curador da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico.

A cerimônia de premiação do Prêmio Jabuti Acadêmico será realizada no dia 6/8, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Para obter mais informações e detalhes sobre a premiação, visite o site oficial.