Professor e alunos lançam livro com verbetes sobre a obra de Paul Ricoeur

O livro conta com 31 autores, 352 páginas e mais de 100 verbetes, cobrindo uma ampla gama de obras do filósofo francês.

por Redação | 24/09/2019 - 00h

O professor Pe. Donizete José Xavier (Fac. de Teologia) lançou, no dia 21/9, o livro “Paul Ricoeur de A a Z: uma contribuição de estudantes para estudantes” (Ed. Loyola).

O projeto, que  teve início em 2017,  quando o autor, que ministra aulas da disciplina Introdução ao Pensamento Teológico no curso de Direito, reuniu alguns alunos da graduação em um grupo de estudos para se aprofundarem no pensamento do filósofo francês e escreverem, cada um, um verbete para integrar a obra. Posteriormente, a atividade, que se estendeu a estudantes de outras faculdades e graduados, envolveu a análise de um grande acervo de obras de Paul Ricoeur, compreendendo temas e textos complexos, marcados pela trans e interdisciplinaridade do filósofo. 

Dois anos depois, projeto tornou-se um livro, que conta com 31 autores, 352 páginas e mais de 100 verbetes, cobrindo uma ampla gama de obras de Paul Ricoeur. Nesse ínterim,  os verbetes passaram por sucessivas revisões até se apresentarem hoje tal como são, preservando a originalidade de cada autor e a fidelidade e o respeito à obra do Filósofo de Valence.

O livro organizado pelo Pe. Donizete reúne os seguintes autores: Arthur Moraes, Bernardo de França, Catarina Marino, Ettore Fasano, Fabio Campos, Fernando Luongo, Flora Moraes, Gideone Idelfonso, Gleison de Oliveira, Giuliano Pugliesi, Henrique Pons, Ismael da Silva, José Nigro, Luciano Tonelli, Maria Julia Pereira, Mariana Martins, Matheus Kasputis, Matheus Saldanha, Messias Ferreira, Michel Noberto, Miguel Fragelli, Rafael Rocha, Ramon Mateo, Rebeca Matheus, Renan Cavaleiro, Renato Valentini, Tatiana Nihama, Tais de Araújo, Thomaz Malheiros, Victoria Bauerle e Yerem Kang.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.