ProGrad, ProCRC e Coletivo: parceria permite a oferta de novas turmas em cursos de formação complementar

São atividades voltadas especialmente aos estudantes bolsistas dos primeiros anos dos cursos de graduação da PUC-SP,

por Redação | 20/08/2019

A partir de 26/8 serão oferecidas novas turmas do Curso de Formação Complementar para Graduando: Língua Inglesa. Voltado especialmente aos estudantes bolsistas dos primeiros anos dos cursos de graduação da PUC-SP, o curso é oferecido, desde 2017, pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGRAD), no âmbito do Programa de Recepção, Integração e Acompanhamento Discente (PRIAD). Inicialmente oferecido como oficina de curta duração, o curso, que é avaliado semestralmente pela PROGRAD, tem como objetivo diagnosticar e superar possíveis dificuldades por parte dos estudantes relacionadas a conteúdos educacionais básicos das áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.

No início de 2019 a ProGRAD iniciou uma parceria com o Setor de Atendimento Comunitário (PAC), que também coordenava um curso de língua inglesa para bolsistas, e passaram a oferecer o Curso de Formação Complementar para Graduandos: Língua Inglesa, presencial.

Para o 2º semestre uma nova parceria foi firmada, agora a com a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC), que promoveu o engajamento do “Coletivo Da Ponte Pra Cá” - Frente Organizada de Bolsistas PUC-SP, criado em 2017, e que reúne bolsistas que trabalham por políticas de acesso e permanência no ambiente universitário para estudantes de baixa renda..

O Coletivo ajudou a identificar necessidades de adequação do Curso de Formação Complementar para Graduandos: Língua Inglesa existente, a fim de melhor atender as demandas desses estudantes em relação à língua estrangeira. “A partir das experiências dos estudantes bolsistas, identificamos a necessidade de ampliar a oferta dos níveis contemplados no curso existente, que antes oferecia apenas o nível básico, e então construímos uma ampla pesquisa com a participação de centenas de bolsistas. Com essa pesquisa, o coletivo, junto com a Pró-Reitoria de Relações Comunitárias, representada nesse trabalho pelo Prof. Dr. Pedro Javier Aguerre Hughes, identificou a necessidade de se oferecer, também, um nível intermediário do curso, para atender à demanda existente”, explica em nota o Coletivo Da Ponte Pra Cá.

Os apontamentos levantados pelo coletivo foram apresentados à ProCRC em uma reunião de um Grupo de Trabalho da Inclusão, e posteriormente, encaminhados à ProGRAD, responsável por fazer as adequações e que ampliou as possibilidades de oferta do Curso de Formação Complementar para Graduandos: Língua Inglesa, especialmente implementando novas turmas de nível intermediário, além daquelas de nível básico já em funcionamento.

Para o Prof.  Gabriel Loureiro de Lima (Assistente Especializado da ProGrad) essa parceria entre os setores da Universidade e representantes dos estudantes é fundamental para a adequação e aperfeiçoamento desses cursos. “Para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGRAD), tão importante quanto ofertar atividades que possibilitem a permanência de estudantes nos cursos de graduação da PUC-SP, especialmente os bolsistas, é reavaliar continuamente essas atividades para aperfeiçoá-las. Um passo importante para a ampliação da oferta e do alcance dos cursos de Formação Complementar para Graduandos foi o estabelecimento de parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e, especialmente, com o Coletivo Da Ponte Pra Cá, que trouxe à PROGRAD as reais demandas dos estudantes”.

Cursos de Formação Complementar para Graduandos: Língua Inglesa

Para o segundo semestre de 2019 estão sendo oferecidos:

Módulo I - Nível Básico (1 turma de 30 vagas)
Terças e quintas-feiras – das 17h10 às 18h50 – Campus Monte Alegre
Período do curso: de 27/08 a 05/12/2019

Módulo II- Nível Intermediário (2 turmas, de 30 vagas cada):
- 1ª Turma: segundas e quartas-feiras – das 17h10 às 18h50 – Campus Monte Alegre
    Período do curso – de 26/08 a 04/12/2019.
- 2ª Turma: Terças e quintas-feiras – das 12h às 13h40 – Campus Monte Alegre
  Período do curso – de 27/08 a 05/12/2019.

Para mais informações, acesse: www.pucsp.br/apoio-a-discentes