Programa inédito de Residência em Enfermagem Pediátrica tem vagas abertas em Sorocaba

Prazo de inscrições termina no dia 18/1

por Redação | 08/01/2021

Em caráter inédito, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, campus Sorocaba, abriu duas vagas para o Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Pediátrica. O processo seletivo inclui duas etapas: uma prova escrita e uma entrevista para análise do candidato. Os interessados podem inscrever-se até 18/1 no site www.nucvest.com.br. A taxa é de 200 reais. Os resultados serão publicados em 18/2.

O programa é destinado a candidatos com formação universitária em Enfermagem e/ou portadores de diploma revalidado no Brasil. A duração é de dois anos, com início em 1/3 e término em 28/2/2023. A carga horária semanal é de 60 horas, distribuídas entre atividades teórico-práticas, incluindo plantões de acordo com a escala do serviço.  

Após concluir a residência, os profissionais recebem título de especialista e podem atuar nos três níveis de atenção à saúde da criança. Esta área é considerada prioritária pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela rede privada, inclusive com política de saúde específica, denominada Política Nacional de Atenção à Saúde da Criança (PNAISC). 

De acordo com a coordenadora do Programa de Residência Uniprofissional em Saúde – Enfermagem Pediátrica, professora Izabel Cristina Ribeiro Saccomann, “a grande vantagem do programa é que é o único em Sorocaba e região, propiciando ao residente vivenciar intensamente o mundo do trabalho do enfermeiro. Com isso, poderá adquirir a qualificação técnico-científica na área e aprender uma prática clínica mais avançada. Ao todo, são 5.760 horas de formação, sendo 4.608 horas de atividades práticas e 1.152 de atividades teórico-práticas. Além disso, o residente será remunerado com bolsa de estudos durante o programa”.

A coordenadora reforça que o Hospital Santa Lucinda (HSL), conhecido pela sua excelência na área pediátrica, se constitui como o principal cenário dentro desta proposta. Por ser integrado à PUC-SP, o hospital é cadastrado como hospital de ensino junto aos Ministérios da Saúde e da Educação, atuando como campo de estágio nas áreas de Medicina e Enfermagem e possui o mérito de ser o único hospital de Sorocaba a ter, em seu corpo clínico, todos os docentes da FCMS. 

“Uma das metas do HSL é a obtenção do selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança”, ressalta a professora. Em 2011/12, o Hospital Santa Lucinda recebeu o Prêmio Gestão com Qualidade, concedido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP). O HSL também está inserido na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), implementando os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, propostos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.