PUC Analisa: médico fala sobre a febre do Oropouche

Participação do prof. e infectologista Marcos Vinícius da Silva (Medicina)

por Redação | 14/08/2024

Neste vídeo, o prof. e infectologista Marcos Vinícius da Silva, da Faculdade de Medicina da PUC-SP, explica sobre a febre do Oropouche.

Os casos da febre do Oropouche aumentaram quase 200 vezes em 2024 em relação aos últimos 10 anos.

No mês passado, o Ministério da Saúde recomendou aos estados e municípios para que intensifiquem a vigilância em saúde para a possibilidade de transmissão vertical do vírus Oropouche.

Segundo a pasta, a medida foi adotada após o Instituto Evandro Chagas do MS detectar presença do anticorpo do vírus em amostras de um caso de abortamento e quatro casos de microcefalia.

O professor Marcos Vinícius também atua como consultor do Ministério da Saúde e supervisor do Programa de Residência Médica em Infectologia na PUC-SP, além de se dedicar ao atendimento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

Assista a seguir: