PUC Analisa: os problemas e riscos decorrentes do uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs)

No dia 29/5, das 8 às 12 horas, professores, preceptores, residentes de Pneumologia e alunos do curso de Medicina transformarão o saguão da entrada da FCMS em um campo de conscientização contra o tabagismo

por Redação | 27/05/2024

A professora-doutora Marta Elizabeth Kalil, mestre e doutora em Pneumologia pela Unifesp, coordenadora da Área de Pneumologia e supervisora da Residência de Pneumologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, aborda neste PUC Analisa os problemas e riscos decorrentes do uso dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), sobretudo pelos jovens, Atualmente, as pesquisas da professora são sobre tabagismo e ela também atua no Programa Nacional de Cessação ao Tabagismo, coordenando essa ação no Conjunto Hospitalar de Sorocaba.

O uso dos chamados cigarros eletrônicos resultaram em um alarmante aumento no tabagismo entre os adolescentes, inclusive os brasileiros, e são capazes de levar à dependência da nicotina de forma muito mais rápida.

Isto decorre do fato de que os líquidos contidos nesses dispositivos, conhecidos como nicsalt, podem conter de 12mg a 50mg de nicotina por mililitro, e essa formulação permite uma maior adesão da nicotina ao cérebro.

Desde 1987, o 31 de maio é destinado como o Dia Mundial sem Tabaco. Por conta do feriado, neste próximo dia 29, das 8 às 12 horas, professores, preceptores, residentes de Pneumologia e alunos do curso de Medicina transformarão o saguão da entrada da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS)  em um campo de conscientização contra o tabagismo. Clique aqui e saiba mais sobre a ação.