PUC Analisa: resiliência em tempos de isolamento social

José Roberto Pretel Job e Nicoli Abrão Fasanella, profs. de Medicina da PUC-SP, falam sobre o tema

por Redação | 14/04/2020

“Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima”
Música: Volta por Cima

Resiliência é a capacidade de superar traumas, choques e estresse decorrentes de situações difíceis. É somente quando você se depara com obstáculos ou outras ameaças que ela surge.

Alguns fatores facilitam o seu desenvolvimento, como a esperança, o suporte social, o cuidado com a própria saúde, e claro, o humor. Para não sucumbir ao trauma de situações que cruzam nossas vidas, devemos manter o bom humor, conseguir ver o cômico no trágico pode ser uma proteção para todos nós.

Criar uma oportunidade de falar, a si mesmo e com outros, e também se escutar e escutar os outros, siginica proporcionar a revisão dos nossos valores, e assim, reafirmá-los ou transformá-los. 

A situação em que vivemos, de pandemia e de isolamento social, traz também uma oportunidade de captar o que é humano de cada um de nós. Fazemos parte da humanidade, temos a humanidade em nós. É bom estar vivo ao lado de outros seres vivos, e muitas vezes nem percebemos isso. É a impressão do tempo no nosso ser que nos faz sentir vivos. Experimentar nosso tempo e nosso mundo, manter nossa pessoalidade, sentir que somos os orquestradores do nosso próprio destino: assim conseguiremos alcançar aquela que estamos em busca, a vida.

Texto de José Roberto Pretel Job e Nicoli Abrão Fasanella, profs. de Medicina da PUC-SP

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.