PUC-SP assina pacto pela inclusão de jovens negros no mercado de trabalho

Participação da Universidade foi oficializada durante reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Racial nas Relações de Trabalho.

por Redação | 05/12/2018

No dia 27/11, o pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias, professor Antonio Carlos Malheiros, e o professor Pedro Aguerre, assessor da Pró-CRC, formalizaram o ingresso da PUC-SP no Pacto pela Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho de São Paulo, durante reunião do Fórum de Prevenção e Combate à Discriminação Racial no Trabalho, do qual fazem parte, além da PUC-SP, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, a Secretaria Estadual da Educação, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT 2ª Região), o projeto Educação e Cidadania de Afrodescendentes (Educafro), a União de Núcleos de Educação Popular para negras e negros (Uneafro), o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e a IBM Brasil.

Lançado oficialmente em 20 de junho de 2018, o documento tem o objetivo de implementar ações específicas para a promoção da igualdade racial no mercado de trabalho de São Paulo. "Foi uma ação que envolveu de forma bastante intensa, por um lado, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias perante a Reitoria e a Fundação São Paulo e, por outro, o Ministério Público do Trabalho. Acredito que o evento constitui uma oportunidade de levar a informação à comunidade, de forma que as pessoas entendam o significado do Pacto e do Fórum, asssim como a discussão bastante inédita e de interesse acadêmico sobre ensino superior, estudantes negros e mercado de trabalho", afirma o professor Pedro Aguerre.

Para mais informações sobre o evento, confira a matéria publicada no site do Ministério Público do Trabalho em São Paulo.