PUC-SP celebrou Semana da Enfermagem em 12 de maio

por Redação | 16/05/2022

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP promoveu, em 12/5, mais uma edição da sua tradicional Semana da Enfermagem. Nos últimos dois anos, o evento havia sido suspenso devido às medidas preventivas contra o novo coronavírus. Porém, em 2022, foi possível realizá-lo presencialmente, contando com a presença de alunos e docentes da Universidade. Neste ano, o tema escolhido foi “A pandemia pela Covid-19: que lições aprendemos?”.

As atividades tiveram início no auditório Maracanã, às 7h30. Durante a cerimônia de abertura, representantes dos universitários participaram da cerimônia da “Passagem da Lâmpada”, em alusão ao trabalho da enfermeira Florence Nightingale. A seguir, houve a execução do Hino Nacional.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo docente e diretor-adjunto da FCMS, professor Ulisses Del Nero, que representou o diretor, professor Godofredo Campos Borges, e pela coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Dirce Setsuko Tacahashi.

Em sua fala, o professor Ulisses deu as boas-vindas aos presentes: “É um prazer estar aqui, com vocês, na abertura desta Semana da Enfermagem. Aproveitem bastante esta manhã de atividades”.

A professora Dirce, por sua vez, agradeceu a todos os alunos pela sua dedicação e empenho e fez um convite a uma reflexão: quais lições cada um de nós aprendeu com a pandemia? “Fiz uma enquete e, agora, trago aqui os resultados”, comentou.

Abaixo, algumas das frases de destaque, enviadas por estudantes e docentes da PUC-SP:

- “Aprendi a me orgulhar ainda mais da minha profissão e a valorizar ainda mais o trabalho do profissional da saúde.”

- “Aprendi o quanto o convívio social é importante, e que ninguém é feliz sozinho.”

-“Aprendi a me importar mais com o outro, a ter mais empatia e respeitar a individualidade.”

- “Aprendi a importância do abraço.”

- “Aprendi a ser resiliente e ter fé que momentos melhores viriam.”

A programação seguiu com uma mesa-redonda sobre a gestão do plano de contingência da Secretaria de Saúde de Votorantim e outra, sobre o plano de contingência para vacinação contra a Covid-19; uma discussão sobre o uso da telemedicina para o tratamento de pacientes com Covid-19 internados em UTI e, por fim, uma mostra de talentos.

Sobre o curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem da PUC-SP existe desde 1953. Ele prioriza a atuação do estudante no Sistema Único de Saúde (SUS) e mantém convênio com as Secretarias de Saúde dos municípios de Sorocaba e Votorantim, com o Hospital da Unimed Sorocaba, com o Hospital Regional de Sorocaba Dr. Adib Domingos Jatene e com a Santa Casa de Sorocaba. Conta, também, com unidade própria de ensino – o Hospital Santa Lucinda – e oferece condições para estágio remunerado em hospitais.