PUC-SP: confira instruções para uso dos selos e réguas dos ODS

Reitoria divulga comunicado

por Redação | 27/01/2023

A PUC-SP assumiu um compromisso explícito com o desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável no âmbito do que lhe compete como universidade. Para isso está trabalhando para incluir a identificação de ações que contribuam, em alguma medida, com o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Confira abaixo as orientaçõs da Reitoria:

INFORMATIVO PUC-SP
Instruções para uso dos selos e réguas dos ODS
Prezados(as),

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas globais, que fazem parte da Resolução 70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas e foram nomeados, sinteticamente, como Agenda 2030. Os ODS são amplos e interdependentes, cada um é composto por metas específicas, que somadas chegam a 169 e cujo atingimento realizaria os ODS.

Além dos países e organismos internacionais, instituições e organizações das sociedades nacionais podem se engajar e colaborar com a consecução desses objetivos. Naturalmente, as universidades aí estão incluídas, com potencial para contribuir a partir de seus níveis de atuação no ensino, na pesquisa e na extensão.

Nessa medida, a PUC-SP resolveu assumir um compromisso explícito com o desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável no âmbito do lhe compete como universidade, incluindo a identificação daquelas ações que contribuam, em alguma medida, com o atingimento dos ODS.

A partir de 2023, solicita-se que projetos, planos, propostas e programas acadêmicos tenham o selo e a régua das ODS (na horizontal ou vertical). Para tanto, o signatário deverá analisar o documento e apor o selo e uma régua quando pertinente, informando no texto de apresentação da iniciativa o(s) ODS ali contemplado(s) e em qual(is) perspectiva(s) acontecerá(ão) a(s) contribuição(ões): formação de RH; produção de conhecimento e/ou intervenção social; difusão e/ou qualificação do debate público sobre determinada temática, etc.

Vejam os símbolos/imagens abaixo que estão disponíveis em:

brasão ods texto preto brasão ods texto branco para uso em fundos escuros
régua ods horizontal régua ods vertical

OBS: aplique o logo (brasão PUC-SP com símbolo dos ODS) e apenas uma das réguas com os símbolos dos 17 ODS (horizontal ou vertical – a que ficar melhor na apresentação).

Por fim, apenas para lembrar, segue uma síntese do conteúdo de cada um dos ODS:

1. Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  2. Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  3. Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  4. Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  6. Água limpa e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
  7. Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
  8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
  9. Inovação infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
  10. Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
  11. Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  12. Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  13. Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  14. Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  15. Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
  16. Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  17. Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A Reitoria

ACESSE A HOME DA PUC-SP www.pucsp.br