PUC-SP e a inclusão de pessoas com deficiência

Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias fala sobre política de atendimento da Universidade

por Redação | 16/10/2020

Por: Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias

“O tema da inclusão de pessoas com deficiência na instituição de ensino tem sido uma preocupação constante na PUC-SP, que desenvolve uma política de atendimento ao discente nas dimensões do acesso, permanência e conclusão do Ensino Superior.

A professora Neide Noffs, da Faculdade de Educação, coordena o Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação Inclusiva (Napei). Vinculado à Faculdade de Educação e à Pró-Reitoria de Graduação, o Napei desenvolve um trabalho pedagógico que procura encaminhar a inclusão de pessoas com dificuldades de aprendizagem.

O trabalho é realizado em conjunto com o Setor de Atendimento Comunitário (PAC), pela equipe de agentes educacionais, da nossa Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, que realiza o mapeamento e acompanhamento dos alunos com deficiência e outras necessidades educacionais específicas, a partir das informações enviadas pelo Vestibular. Também realiza o contato inicial, levantamento de possíveis adaptações e acompanhamento dos profissionais intérpretes para o atendimento dos alunos surdos.

Atualmente, o Napei tem desenvolvido um programa de ledoras para deficientes visuais que envolve a seleção de estudantes, que recebem auxílio financeiro, para prestar auxílio a outros estudantes com deficiência visual.

Além disto, há uma Comissão de Acessibilidade do Curso de Psicologia que desenvolve trabalho de orientação dos alunos com deficiência do curso, participa de eventos internos e externos, e tem produzido boletins com informações da área, que estão na página da Pró-CRC.

Desta forma, a PUC-SP tem construído projetos inclusivos e compreende que é a partir do trabalho colaborativo que é possível o desenvolvimento de uma educação na perspectiva da inclusão.”