PUC-SP e Universidade de Coimbra debatem ecologia e direito

Profa. Clarissa Ferreira Macedo D´Isep (Fac. de Direito) esteve em Portugal para participar do "Colóquio Diplomacia Ambiental: um novo paradigma jurídico-ecológico?"

por Redação | 05/11/2019

A profa. Clarissa Ferreira Macedo D´Isep (Fac. de Direito) esteve em Portugal para participar do Colóquio Diplomacia Ambiental: um novo paradigma jurídico-ecológico?, evento realizado dia 14/10, copatrocinado pela PUC-SP e pela Universidade de Coimbra.

A atividade ocorreu nas dependências no Colégio da Trindade, onde funciona a Casa de Jurisprudência da Universidade de Coimbra, e foi composto por duas mesas redondas, uma presidida pela profa. Alexandra Aragão, da Universidade de Coimbra, e outra pela profa. Clarissa, da PUC-SP.

O colóquio teve ainda a participação, como conferencistas, dos professores Paula Margarida Cabral Santos Veiga (doutora em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra), Ana Rachel Teixeira Cavalcante Mazaudoux (doutora em Direito pela Université de Limoges, França), Paulo Magalhães (doutor em Ecologia Humana pela Universidade Nova de Lisboa), Cátia Sofia Marques Cebola (doutora em Direito Administrativo pela Universidade de Salamanca, Espanha), Philippe Billet (doutor em Direito pela Université Jean Moulin Lyon 3 – Lyon, França) e Pierre Chapsal (doutor em Direito pela Université Jean Moulin Lyon 3 – Lyon, França).

O evento foi produzido pelo Grupo de Pesquisas Diplomacia de Sustentabilidade (PUC-SP), liderado pela profa. Clarissa, do qual participam professores e alunos de pós-graduação da PUC-SP, bem como professores de Portugal e da França, o que garante a sua natureza trinacional.

“A partir da internacionalização das pesquisas produzidas pela PUC-SP, bem como das universidades associadas (Universidade de Coimbra e Université Jean Moulin Lyon 3), nos antecipamos à nova normativa da CAPES, sobre a aferição dos conceitos dos cursos jurídicos e programas de estudos pós-graduados, no sentido de fomentar a internacionalização das pesquisas científicas, intercâmbio de professores e alunos, bem como da realização de eventos acadêmicos”, afirma a profa. Clarissa.