PUC-SP envia 41 estudantes para intercâmbio em dez países no 1º semestre de 2026

Número de intercambistas cresce 41% em relação ao semestre anterior

por Redação / ACI PUC-SP | 23/12/2025

No primeiro semestre de 2026, 41 estudantes de graduação da PUC-SP irão embarcar para programas de intercâmbio acadêmico em dez países, por meio de 23 instituições estrangeiras conveniadas. O número representa um crescimento de 41% em relação ao semestre anterior, consolidando o avanço das políticas de mobilidade internacional da universidade.

A ação é coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais (ARII), setor da universidade que gerencia os processos de intercâmbios com instituições estrangeiras. No último dia 2 de dezembro, a ARII promoveu uma reunião de orientação pré-embarque, reunindo 41 estudantes que embarcam no início de 2026.

Durante o encontro, os alunos receberam informações essenciais sobre prazos acadêmicos, exigências documentais, dinâmicas interculturais e orientações práticas para o cotidiano em outro país. A reunião buscou preparar emocional e administrativamente os estudantes para o impacto cultural e acadêmico do processo.

A diversidade de destinos e cursos é um dos destaques. Portugal lidera a lista com 14 estudantes, seguido por Itália (6), França (5), Espanha (5) e Alemanha (4). Há ainda estudantes para Estados Unidos, Japão, Países Baixos, Polônia e Croácia. Em áreas acadêmicas, os cursos neste semestre são Direito (16), Relações Internacionais (16) e Jornalismo (15). Também há alunos em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia Biomédica, Fonoaudiologia, Letras – Tradução e Arte.

 

Expectativas

Ingrid Tiano, graduanda do curso de Direito, embarca para a Europa pela primeira vez “Eu vou pra Universidade de Coimbra, em Portugal, e o que espero do intercâmbio é sair um pouco da minha zona de conforto. Sou aluna bolsista da PUC 100%, nunca tive a experiência de morar fora, nem de sair do país. É a primeira vez que vou para a Europa. Acho que é realmente um novo horizonte, uma mudança. Estou ansiosa, com um medo bom” diz a aluna.

Leonardo Santine, de Relações Internacionais, escolheu a Katholische Univ. Eichstätt-Ingolstadt, na Alemanha, motivado pela história local e pela oportunidade de aprender o idioma. “Acho que fator principal seria aprender de fato a língua. A região é muito rica de cultura e de história. A cidade é antiga, foi fundada por um imperador romano.” 

Na mesma universidade estará Flávia Farias, graduanda de Letras – Tradução. “Sempre quis fazer intercâmbio porque gosto muito de aprender outras línguas e conhecer novas culturas. Quero viver experiências que nunca vivi antes.”

Sobre as expectativas, acrescenta: “A gente sabe que o intercâmbio é para estudar, mas também para conhecer outras culturas. Espero voltar uma pessoa com mais conhecimento, principalmente por conviver com outras pessoas e conseguir estudar bastante também”.

Já o estudante de Jornalismo Vittor Nhoatto vai para a Institut Catholique de Paris – ICP. “Sempre quis fazer intercâmbio. É um sonho desde a escola. Quando entrei na PUC, foi uma das primeiras coisas que eu pesquisei. Conheci a ARII através da semana de recepção. Quero conhecer culturas novas, ter contato com costumes diferentes, me conhecer melhor,  e poder tratar o mundo melhor também”, relata.

 

Vivência universitária

O chefe de gabinete da Reitoria, Leonardo Florêncio de Carvalho,  destacou a dimensão formativa do intercâmbio para os estudantes da PUC-SP em universidades estrangeiras de renome. Além da questão acadêmica, há também o aspecto da vivência universitária.

 “O intercâmbio tira a pessoa da zona de conforto com uma série de experiências que são muito ricas. E isso a faz  desenvolver uma série de outras habilidades, como resiliência, criatividade, visão crítica, visão mais aberta da vida. O intercâmbio é muito mais só do que um processo de ensino e aprendizagem fora do Brasil. É uma experiência de vida. E a PUC São Paulo tem nesse processo de intercâmbio um olhar muito especial, muito atencioso e estratégico para a expansão da importância da PUC e de seus alunos no mundo”, salientou.

Também presente no encontro, o Prof. Dr. Flávio Mesquita Saraiva, Pró-Reitor de Graduação, comentou: “É um momento de muita alegria, e temos certeza de que será um período de grande aprendizado para esses estudantes, com experiências que vão agregar muito aos cursos nos quais estão matriculados aqui na PUC. Sempre oferecemos apoio e desejamos toda a felicidade aos alunos e alunas que embarcam nessa jornada”.

A ARII publica regularmente editais para os programas de intercâmbio. Acompanhe as oportunidades no site pucsp.br/arii e siga os perfis @ariipucsp e @puc_sp nas redes sociais para conhecer as experiências dos nossos estudantes ao redor do mundo.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.