PUC-SP estabelece parceria com a ONG Ecofalante

Acordo prevê disponibilização do acervo audiovisual da Ecofalante

por Redação | 31/03/2022

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) e a Ecofalante ­– organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2003, e que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade, firmaram parceria. O objetivo do acordo é oferecer o rico acervo de filmes e produções audiovisuais à comunidade acadêmica da PUC-SP.

A Ecofalante produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. Dentro dessa proposta, a ONG desenvolveu o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

O acordo deve abrir novos horizontes para discussões e pesquisas na PUC-SP. O acervo audiovisual da ONG conta com diferentes cinematografias e cineastas de países e culturas diversas, incluindo filmes de cineastas indígenas. Democratizar o acesso a esses conteúdos pode enriquecer o processo educacional dos alunos e docentes.

O conjunto de obras audiovisuais da Ecofalante é formado predominantemente por filmes que estão fora do cinema convencional, o que torna o acesso aos conteúdos ainda mais importante em termos de diversidade. “Um volumoso e consistente acervo de filmes (longas, médias e curtas-metragem), geralmente não disponíveis na Web ou outras mídias comerciais, estão disponíveis para aulas, eventos, mostras e, até, para atividades de cine-clube”, comenta Luiz Augusto de Paula Souza, Professor e Assistente Especializado de Comunicação da Reitoria.

Além da disponibilidade do acervo na plataforma de streaming Ecofalante Play, a ONG oferece o serviço de curadoria aos docentes que gostariam de realizar pesquisas. Após a solicitação, a Ecofalante oferece sugestões dentro do acervo e propõe uma metodologia para aplicação do tema.

Para o professor Luiz Augusto, a aliança entre as duas instituições deve ser celebrada, "há vários meses, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) trabalha a parceria entre a PUC-SP e a Ecofalante e, agora, lança essa importante iniciativa, colocando à disposição da comunidade universitária uma plataforma audiovisual potente para apoiar o trabalho acadêmico dos professores em temas relacionados ao meio-ambiente, aos ODS, ao desenvolvimento sócio-ambiental e econômico saudável e sustentável, etc.”, conclui.