PUC-SP firma aliança de produção audiovisual com Canal Futura

As instituições já deram início à gravação do primeiro vídeo em conjunto

por Renata Nascimento | 27/04/2023

A TV PUC, setor de produção audiovisual da PUC-SP, firmou parceria com o Canal Futura para a produção de vídeos e outros produtos audiovisuais. A aliança promete gravação de documentários, vídeos, reportagens e projetos educacionais e sociais em conjunto.

As instituições, que acreditam no poder da educação e da comunicação para a construção de um mundo melhor, já deram início no primeiro projeto. Entre os dias 3 e 7/4, a TV PUC e o Canal Futura realizaram gravações para o documentário do professor, antropólogo e pensador contemporâneo, Kabengele Munanga.

O documentário, filmado na Universidade de São Paulo (USP) e Itanhaém - cidade em que o professor reside atualmente, será divulgado no Canal Futura, e tem como tema principal a história de vida de Kabengele Munanga.

O documentário

Kabengele Munanga nasceu na República Democrática do Congo, onde se graduou em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1964-1969), foi também onde iniciou sua carreira acadêmica como Professor Assistente. Na sua juventude, Munanga sofreu “na pele” os impactos do colonialismo Belga que reinaram em seu país até 1960, quando o Congo conquistou independência. Após esse período, a República vivenciou os impactos de uma ditadura militar. O antropólogo foi perseguido e obrigado a abandonar o país, dando início à sua história em território brasileiro. Entre 1975 e 1977, concluiu seu doutorado na USP em Ciências Humanas.

De acordo com o prof. Júlio Wainer, diretor da TV PUC, Munanga possui um amplo conhecimento em questões raciais, justamente por ter vivido em um país colonizado. “O pensamento dele tem um ponto de vista muito original, muito contemporâneo inclusive. Coisas que ele sempre falou, nós [brasileiros] fomos no dar conta nos último cinco ou dez anos, e ele vinha falando disso desde os anos 70, 80.” Segundo o docente, Munanga enxergou coisas no Brasil que os brasileiros não viam.

“O professor Kabengele Munanga é uma grande autoridade no campo da negritude, tremendamente contemporâneo. É dele a insistência da denúncia da presença do racismo na sociedade brasileira e da proposta de cotas para negros e ações afirmativas”, conclui.

Aliança que promete bons frutos

O Canal Futura foi inaugurado em 1997 pelo jornalista Roberto Marinho, no Rio de Janeiro. A emissora é considerada pioneira no modelo de comunicação desenvolvida para a transformação social, com foco em educação, participação e inclusão por meio de produções audiovisuais.

A parceria da PUC-SP com o Canal Futura visa a união de duas instituições que são comprometidas com a democracia, com questões sociais e com a educação. Segundo Wainer, a relação com a emissora já dura alguns anos e, agora, a Universidade encontrou um momento muito propício para frutificar essa aliança. “Para a PUC-SP é uma alternativa de visibilidade enorme, para a TV PUC, é uma chance de se conectar com o Canal Futura, com universidades e projetos sociais pelo país todo”, afirma o diretor da TV PUC. O prof. Luiz Augusto de Paula Souza, assistente de comunicação da Reitoria, comenta sobre a excelência dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade. "A retomada da parceria e a busca da Rede Futura em ampliar os laços de trabalho com a TV PUC são sinais de reconhecimento do papel educacional e social da PUC-SP, e da qualidade da TV PUC como produtora de conteúdos audiovisuais comprometidos com a excelência acadêmica e com o desenvolvimento social de São Paulo e do país."

Acácio Jacinto, gerente adjunto do Canal Futura comenta que a expectativa da emissora com a PUC-SP, e em particular com a TV PUC, é muito grande. “Pensamos que a TV PUC possa, no âmbito de São Paulo, ser uma base de produção de conteúdo audiovisual formando com o Futura uma aliança estratégica para a promoção da educação e da transformação social. De certa maneira isso já se iniciou, com a produção do documentário sobre o prof. Kabengele Munanga. A ampliação do escopo de colaboração pode ser bem maior, seja divulgando projetos educacionais e sociais que a PUC-SP esteja envolvida, chegando até a prestação de serviços audiovisuais”, conclui Acácio.

“Ficamos muito contentes do Canal Futura ter encontrado confiança na TV PUC em realizar esse documentário de figura tão importante para o Brasil e em especial à comunidade negra. O documentário do professor Munanga é o primeiro produto conjunto das instituições e outros produtos audiovisuais poderão ser produzidos pela aliança, que com toda certeza, renderá bons frutos", conclui o prof. Júlio Wainer.