PUC-SP integra centro avançado de pesquisa em Inteligência Artificial

PUC-SP terá a função de colaborar nas pesquisas voltadas para os efeitos sociais e humanos da Inteligência Artificial. Pesquisas nessa área vêm sendo desenvolvidas pelo TIDD há mais de dois anos

por Redação | 29/11/2019

A PUC-SP integra o mais avançado Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial do Brasil, por meio do Pós em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD). Nossa Universidade terá a função de colaborar nas pesquisas voltadas para os efeitos sociais e humanos da Inteligência Artificial. Pesquisas nessa área vêm sendo desenvolvidas pelo TIDD há mais de dois anos.

O Centro foi criado com recursos da IBM, FAPESP e USP e tem início das atividades previsto para o começo de 2020. A sede principal está localizada no Centro de Pesquisa e Inovação InovaUSP, na Cidade Universitária, em São Paulo.

A iniciativa agrega mais de 60 pesquisadores da USP e das universidades Estadual Paulista (Unesp) e Estadual de Campinas (Unicamp), PUC-SP, Centro Universitário FEI e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Com financiamento de até 10 anos, IBM e FAPESP reservarão, cada uma, até US$ 500 mil anualmente para implementar o projeto, que contará com avaliações periódicas das atividades. Já a USP, por sua vez, investirá até US$ 1 milhão por ano em instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos e administradores para gerir o centro.

O projeto foi desenvolvido para abarcar aplicações de inteligência artificial em eixos de pesquisa envolvendo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, recursos naturais (óleo e gás), agronegócio, meio ambiente, finanças e saúde. Essas áreas também são foco do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil. Haverá, ainda, um eixo transversal: inteligência artificial e sociedade, que contará com a contribuição de pesquisadores das ciências humanas, ligados a áreas como ciências políticas, direito e economia. Estão previstos, por exemplo, estudos sobre as implicações socioeconômicas da inteligência artificial na sociedade, contribuindo para debates que envolvam questões sobre ética, relação homem-máquina, privacidade e trabalho.

Crédito da foto: Isabella Velleda - Jornal do Campus