PUC-SP lança app "SPinfo60+" de serviços para idosos

por Redação | 12/08/2021

Por: profa. Beltrina Côrte

O app SPinfo60+ foi lançado em 11/8 pela PUC-SP, durante o Seminário de Prestação Pública de Contas do projeto “Diagnóstico socioterritorial para a pessoa idosa na cidade de São Paulo: construção de subsídios para a defesa de direitos e para a capacitação de conselheiro”. A equipe responsável pelo desenvolvimento do app é composta por professores de diversas áreas da PUC-SP, desde Administração, Estudos Interdisciplinares, Curso Ciências de Dados e Inteligência Artificial, Ciências da Computação, Curso de Design (responsável por pensar cores e logo), além de alunos.

O projeto, iniciado em agosto de 2020, resultado do convênio firmado entre a PUC-SP e o Conselho Estadual do Idoso (CEI) – por meio da Secretaria Estadual de desenvolvimento Social (SEDS) e com recursos via o Fundo do Idoso -, foi desenvolvido pela Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais, um setor dentro da PUC-SP, tendo como gestora a profa. Beltrina Côrte. O desenvolvimento do projeto envolveu diversas etapas, entre elas o app, todas visando constituir subsídios para os espaços de participação, defesa de direitos e controle social, como o Aplicativo SPinfo60+.

A estrutura básica do app SPinfo60+ está composta por um banco de dados com curadoria levantado nos serviços da Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Educação. Foi desenvolvida uma estrutura de dados pensando em deixá-la o mais acessível possível ao público 60+, uma API (Interface de Programação de Aplicativos), um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web para acesso aos dados.

Para o Front-end foi usada uma tecnologia mais recente chamada PWA (Progressive Web App), páginas web (ou sites) que podem aparecer ao usuário como aplicativos tradicionais ou aplicativos móveis (nativos). Este novo tipo de aplicativo tenta combinar os recursos oferecidos pela maioria dos navegadores modernos com os benefícios da experiência móvel. Com esta tecnologia não é necessário ter um app distribuído através das lojas de aplicativos nem ocupando espaços nos celulares.

Por enquanto o app SPinfo60+ está no servidor da PUC-SP que disponibilizou hospedagem. A atualização de serviços será feita por pesquisadores do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, também da PUC-SP, até migrar para o Conselho Estadual do Idoso.

Clique aqui para acessar o SPinfo60+.

Assista abaixo ou clique aqui para saber mais.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.