PUC-SP marca presença em evento para juventude negra

A Universidade participou diretamente da Coordenação Geral da iniciativa, desde sua idealização.

por Redação | 02/10/2020

Docentes da PUC-SP participaram de diversas atividades do evento "Afro presença", que aconteceu online, nos dias 30/9, 1 e 2/10, um encontro virtual com poder público, setor privado e organizações nacionais e internacionais para promover mais oportunidades de emprego para a juventude negra.

O pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP Antonio Carlos Malheiros, os professores Pedro Aguerre (Assistente especializado da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP) e Claudio Fernando André (TIDD), assim como o ex-aluno Acácio Sidinei de Almeida Santos (mestre  em Ciências Sociais )

participaram de mesas de discussões.

A iniciativa da feira de inclusão de jovens negras e negros no mercado de trabalho originada a partir de uma iniciativa da Coordenação de Igualdade do Ministério Público do Trabalho do Estado de São Paulo, com ampla participação da sociedade civil, universidades, consultorias de RH, movimentos sociais, e o setor produtivo de forma geral. Partindo do pressuposto de que a pauta da equidade racial no mercado de trabalho é de fundamental importância, para sua viabilização foi construída a parceria com o Pacto Global, como coordenador executivo, das empresas, que apoiaram a viabilização do Evento e um conjunto de empresas que atuaram de forma pró-bono nas estratégias de comunicação e cessão de espaços publicitários.

A Afro Presença é um evento gratuito, de alcance nacional, que conta com oportunidades de trabalho para os jovens em grande parte dos estados brasileiros, painéis inspiradores, com CEOs, altos executivos negras e negros, debates, abrindo espaço às vozes negras em diversas áreas de atuação, atividades artísticas e oficinas que possam auxiliar na preparação dos jovens universitários negras e negros para o mercado de trabalho formal.
A PUC-SP participou diretamente da Coordenação Geral da iniciativa, desde sua idealização. Além dos diversos eventos que ainda transcorrerão no último dia do Evento, o professor Pedro Aguerre participará do “Momento Afro Presença”, às 19hs. Às 20, haverá um Show de Encerramento.

A PUC teve participação diretas em 3 eventos:

Trilha – Sociedade em Debate - "Universidade e Inclusão" (30/9, 11h30)
Objetivo do painel: discutir o papel das universidades na promoção da inclusão, equidade e cidadania de pessoas negras no Brasil
Mediação: Mediadora: - Valéria Almeida (jornalista da Rede Globo)
Participantes:
Cássia Virgínia Bastos Maciel - Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da Universidade Federal da Bahia
Edison Simoni - Reitor da Fecap e Marcus da Silva Bomfim (Prof Me Fecap)
Antonio Carlos Malheiros (Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias da PUC-SP) e Pedro Aguerre (Assistente Especializado da Pró-CRC/PUC-SP)

Trilha -  “Carreira em Debate”. Política de cotas na educação: avanços nas transformações sociais no Brasil (30/9, 19h)
Mediação: Acácio Sidinei Almeida Santos. Pró-reitor Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Participantes:
Cláudia Isabele dos Santos Silva (Assistente Social, Coordenadora do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UFBA
Joana Angélica Guimarães da Luz (Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB (única mulher negra entre as Federais)
Pedro Aguerre (Prof Assist. Dr. PUC-SP)
Pâmela Guimarães Silva (UFMG)

Mesa - Sociedade em Debate - Negro e cientista: Como a área de ciências vem sendo transformada na academia pela entrada de pessoas negras  (dia 30/9 - 19h)
Mediador: Lina Maria Moreira Garai da Silva (Sócia das Consultorias GENYZ Pesquisa e Desenvolvimento em 3D na Moda e The Forest transformação organizacional)
Participantes:
Rita de Cassia dos Anjos (Pesquisadora UFPR)
Katemari Rosa (Pesquisadora UFBA)
Claudio Fernando André (Professor da Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) e Coordenador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais da PUC-SP
Ana Carolina da Hora (Cientista da Computação PUCRio | podcaster no Ogunhê | Colunista no MIT Technology Review Brasil)