PUC-SP recebe 37ª edição do Curso de Verão

Atividades são promovidas pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) em parceria com a Universidade

por Redação | 04/01/2024

Até 13/1, acontece na PUC-SP a 37ª edição do Curso de Verão, promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) em parceria com a Universidade. Neste ano, o tema é "Trabalho como Direito - Por Vida Digna e Justiça Social ".

A cerimônia de abertura do curso aconteceu nesta quinta-feira (4/1) e contou com a presença da reitora da PUC-SP, Maria Amalia Andery; do diretor técnico do Diese, Fausto Augusto Junior; do coordenador geral do CESEEP, pe. José Oscar Beozzo; do bispo da Diocese de Jales, Dom José Reginaldo Andrietta; do presidente do CESEEP e docente da PUC-SP, Wagner Lopes Sanchez (Ciência da Religião); e da diretora financeira do CESEEP, Juçara Terezinha Zottis.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio Alves da Fonseca, e a pró-reitora de Planejamento e Avliação Acadêmicos, Márcia Flaire Pedroza.

O pe. Beozzo deu início à sessão saudando os participantes e apresentando os componentes da mesa de abertura.

Na sequência, a reitora Maria Amalia Andery falou sobre a importância do Curso de Verão para a Universidade. “Sou reitora há sete anos, e nesse período, só não recebemos o evento por três anos por causa da pandemia. E eu sempre gosto de dizer que uma das coisas boas de ser reitora é poder receber eventos nessa Universidade, e não há outro evento ou experiência que seja tão importante por sua peculiaridade, como é o Curso de Verão. Eu sempre fiz questão de estar aqui na abertura, por que esse é o momento do ano em que a PUC-SP muda de cara, feição e padrões de comportamento, e essa vivência que esse curso traz à Universidade é para nós é um ensinamento de uma cultura de coletividade, compromisso, e luta pela justiça social.”

Em sua fala, o prof. Wagner Sanchez ressaltou a importância do trabalho coletivo em prol da realização da atividade. “Estamos começando mais um Curso de Verão depois de três anos que deixamos de nos encontrar. Esse é o único curso do CESEEP que é feito em mutirão, isso significa que ele move dezenas de pessoas que durante um ano inteiro se reúnem para prepará-lo. E ele também acontece em mutirão, desde o trabalho das pessoas nas equipes de serviços até as assessorias. E desejamos que esse curso seja um ensaio daquilo que sonhamos, um mutirão de utopia de um mundo diferente de justiça e amorosidade.”

A diretora financeira do CESEEP, Juçara Zottis, lembrou dos ausentes e do compromisso de lutar pelos direitos de todas as pessoas. “Ficamos muito felizes de ver gente jovem e comprometida nesse curso. Uma juventude engajada na sua comunidade. Sabemos também que muita gente, depois dos três anos que ficamos longe, não está mais aqui com a gente, por isso nós que ficamos temos o compromisso de fazer com que os direitos de todas as pessoas do Brasil e do mundo sejam garantidos. Temos que fazer a diferença."

Já o bispo da Diocese de Jales, Dom José Reginaldo Andrietta, falou das expectativas de todos que estão trabalhando para a realização do curso. “Queremos oferecer o melhor, e o melhor vem do coletivo daquilo que é compartilhado e vivenciado. Parabéns ao CESEEP, por justamente com esse Curso de Verão chegar aos corações juvenis.”

Parte das atividades está sendo transmitida, ao vivo, na página oficial do curso no Youtube: www.youtube.com/@cursodeverao1.

Saiba mais em: https://cursodeverao.ceseep.org.br.