PUC-SP terá seis novos cursos em 2020: inscrições prorrogadas

Vestibular de Verão 2020 tem inscrições prorrogadas até 19/11

por Redação | 13/11/2019

A PUC-SP terá seis novos cursos de graduação em 2020. Todos são oferecidos já no próximo Vestibular de Verão, que está com inscrições até 19/11.

Quatro deles integram a recém-criada Faculdade de Estudos Interdisciplinares (Facei): Ciências de Dados e Inteligência Artificial; Gestão de Práticas Inclusivas; Políticas Públicas; e Processos Gerenciais (proposto pela Faculdade de Economia, Administração Contábeis e Atuariais, mas que também deverá ser implementado na nova Facei). Já a nova graduação de Ciências Socioambientais será oferecida pela Faculdade de Ciências Sociais. A outra novidade é o curso de Jogos Digitais, oferecido pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia. Ele foi completamente reformulado e tornou-se bacharelado (antes era tecnológico), com duração de quatro anos.

“A criação da Faculdade de Estudos Interdisciplinares e dos seis novos cursos não são apenas uma ampliação numérica, mas epistemológica e profissional”, afirma a reitora Maria Amalia Andery. “O mundo está mudando e a universidade precisa acompanhar este movimento. Nosso objetivo é formar pessoas capazes de atuar nos desafios que o século 21 traz”, ressalta a docente.

Inovação

A pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini, destaca as características inovadoras que todos os cursos têm em comum. “Os currículos permitem ênfase na prática e abordagem interdisciplinar, adotam estratégias metodológicas diversificadas, inspiradas em metodologias inovadoras de ensino, principalmente na aprendizagem baseada em projetos e na problematização do cotidiano”, afirma a professora, ressaltando que tais características resultam na proposição de soluções de inovação e intervenção na sociedade.

Além disso, a pró-reitora revela que as novas graduações têm estruturas flexíveis, com espaços na matriz destinados ao estudo e à articulação de conteúdos como extensão da sala de aula, com orientação docente, mas também construindo gradativamente a autonomia dos estudantes. “São cursos menos calcados em aulas e mais em atividades diversificadas, sempre garantida a excelência acadêmica da PUC-SP”, ressalta. Para isso, haverá uso de tecnologia (em maior ou menor percentual, sempre até 20%) e a construção de trilhas de aprendizagem, possibilitando em alguns casos certo direcionamento dentro da área escolhida.

Tradição

Apesar de novos, todos foram concebidos com base em pressupostos definidos para todas as graduações da Universidade. Elas sugerem que os cursos ofereçam atividades pedagógicas embasadas no exercício do pluralismo e da interdisciplinaridade, para que fique assegurada a construção de conhecimento sob diferentes perspectivas. “O que se espera é que isso cause um impacto positivo na atuação profissional do estudante, além de garantir na formação o compromisso com valores humanísticos e éticos, marca da nossa Universidade”, ressalta a pró-reitora de Graduação.

Clique abaixo no nome de cada curso novo para saber mais:

- Ciência de Dados e Inteligência Artificial

- Gestão de Práticas Inclusivas

- Políticas Públicas

- Processos Gerenciais

- Ciências Socioambientais

- Jogos Digitais

Repercussão na mída

Leia matéria da Folha de S.Paulo sobre as novidades da PUC-SP.