PUC+Pq: primeiro encontro aborda pesquisa de docentes

Trabalho apresentado foi o projeto “Metrificando a Discriminação Racial”, dos professores Mariana Jansen Ferreira (FEA) e Jefferson de Oliveira Silva (FACEI)

por Redação | 07/10/2022

Clique aqui para assistir ao evento na íntegra.

 

Sob o título de "PUC+Pq: conversas sobre pesquisas da PUC-SP", aconteceu no dia 4/10 o primeiro evento que reuniu docentes para apresentação de pesquisas que vêm sendo realizadas por professores da Universidade.

O primeiro trabalho apresentado foi dos professores Mariana Jansen Ferreira (FEA e coordenadora do Escritório de Dados da PUC-SP) e Jefferson de Oliveira Silva (Ciência de Dados/FACEI), que estão desenvolvendo em parceria um projeto com o tema “Metrificando a Discriminação Racial”, com o uso de uma ferramenta desenvolvida por eles para analisar textos jornalísticos sobre questões raciais.

Confira abaixo alguns depoimentos: 

“A ideia é que a gente abra um espaço acadêmico de discussão e pesquisa que esta Universidade realiza. O primeiro público, e um dos mais importantes da produção científica, é a comunidade acadêmica e ela não se encerra nos muros da universidade, mas passa por ele. E muita coisa boa e importante é feita na PUC-SP. Há hoje um investimento muito maior do que já houve na produção de conhecimento ou para a produção de conhecimento na nossa Universidade, que aparece no PIPEq, no J.PUC, nas muitas atividades das Pró-reitorias, especialmente de graduação e de pós-graduação, assim como na valorização que tem sido dada para a produção intelectual dos nossos docentes, estudantes e nos vários projetos e processos de avaliação. Nossa ideia é que uma vez por mês, durante o período letivo, a convite da Reitoria, a gente traga aqui pesquisadores individuais ou em grupo para discutir com a comunidade acadêmica o seu projeto de pesquisa."
Reitora Maria Amalia Andery

“É uma honra ter meu trabalho escolhido para esse primeiro encontro. Recebi o convite da reitora com muita surpresa, mas também com o sentimento de honra. Acredito que espaços como esse são fundamentais, uma vez que o papel da universidade é o de conectar mentes pensantes e pessoas, para que conheçam o que está sendo desenvolvido dentro da academia. Ele dá a oportunidade da gente conhecer o que as outras pessoas pensam sobre o nosso trabalho, de ouvir opiniões e ter perspectivas diferentes. Na nossa pesquisa utilizamos a inteligência artificial e suas técnicas para poder estudar o racismo e a forma como a discriminação se desenvolvem. Para isso, a gente analisa matérias jornalísticas e extrai algumas métricas". 
Prof. Jefferson de Oliveira Silva (Ciência de Dados/FACEI)
 

"É super emocionante ser a primeira pesquisa apresentada num projeto como esse. A gente acredita que é realmente importante para a universidade conhecer o trabalho realizado pelos próprios docentes, e essa iniviativa da reitora é fundamental para que a gente aprenda e consiga valorizar o que fazemos aqui. Estamos muito felizes em começar com esse projeto que reflete muito do que são os valores da PUC-SP, o primeiro a interdisciplinariedade, que é a contribuição de várias disciplinas diferentes ao mesmo tempo, e isso é muito rico; o segundo, são os valores da universidade mesmo, que é de pensar em contribuições no âmbito acadêmico voltadas a questões socias. Então, construir um projeto que tem como objetivo juntar o uso da tecnologia para pensar dilemas e problemas como o racismo e a discriminação racial, valoriza o que a universidade é, além de aponta caminhos para o futuro do ponto de vista da contribuição,
Mariana Jansen Ferreira (FEA e coordenadora do Escritório de Dados da PUC-SP)
 

"Eu acho muito oportuna a iniciativa da Reitoria de promover esse evento mensal, que é na verdade um espaço para que os professores-pesquisadores da universidade possam dialogar com seus colegas e apresentar o objeto das suas pesquisas. Docentes de áreas diferentes conversam pouco entre si, por isso sabemos pouco sobre o que os colegas estão fazendo. Este evento permite, através de encontros periódicos, que as pessoas se conheçam e que as pesquisas feitas na universidade, sejam conhecidas pelos pares".
Márcio Alves da Fonseca - pró-reitor de Pós-Graduação

 

"Um evento como esse é fundamental, primeiro do ponto de vista das relações internas da universidade, porque muitas vezes a gente não tem espaços de reconhecimento, e de saber o que os outros colegas estão fazendo. Ao mesmo tempo, temos um pouco desse recorte de pesquisas, que de alguma maneira, estão trazendo perspectivas e algum caráter inovador, do ponto de vista da metodologia, isso é fundamental. Uma proposta como essa que hoje foi apresentada, não é só uma pesquisa importante em si e para o grupo que está fazendo, mas ela vai estender essa possibilidade. Para o meu grupo de pesquisa, por exemplo, que trabalha com crianças, adolescentes, jovens e migrantes na cidade de São Paulo, a questão racial é fundamental dentro desse debate, por isso, a pesquisa apresentada nesse encontro nos interessa. Ela vai nos possibilitar encontrar mecanismos para que nosso trabalho possa usufruir desse banco de dados e também permitir que projetos como o nosso se conectem. Então, essa iniciativa vai permitir que vários projetos se conectem".
Profa. Silvia Borelli (FCS)
 

"Eu acho que esse tipo de evento reforça que universidade é um espaço de pesquisa, ensino e extensão, mas principalmente é um lugar de renovação. Ele permite que os professores acompanhem o que os seus pares estão pesquisando nas mais diversas áreas, e especificamente com uma das características mais marcantes da PUC-SP e que essa Reitoria se esforça cada vez mais, que é a interdisciplinaridade. O tema da pesquisa apresentada nesse primeiro encontro é fantástico. Sou pesquisador da imprensa, fiz um mestrado e meu doutorado sobre ela, e assistir um protótipo, um projeto que pesquisa informações de um banco dados de cinco anos da Folha de S.Paulo, e ainda permite cruzar os termos, gera possibilidades incríveis de reflexão usando a imprensa como fonte ou qualquer outro material digitalizado".
Prof. Lauro Ávila Pereira - coordenador do  CEDIC
 

"Sou orientanda da Mariana, no mestrado em Economia Política aqui na PUC-SP, e a minha área de pesquisa é sobre a economia da descriminação, por esse motivo se deu meu interesse nessa apresentação. Acho iniciativas com o 'PUC+Pesquisa' extremamente importantes, sobretudo do ponto de vista da interdisciplinaridade, uma vez que trata-se de um trabalho conjunto realizado pela áreas de economia e de ciência de dados, onde outros professores puderam dar contribuições. 
Graciele - Mestranda em Economia Política
 

"Eu achei super interessante esse evento, pois é uma forma de divulgar as pesquisas que estão sendo feitas na universidade pelo corpo docente. Seria interessante se houvesse esse trabalho também com o corpo discente. Aprovei muito o evento e quero estar presente nos próximos. Parte da minha pesquisa para o pós-doutorado consiste em metrificar primeiramente escravidão, a riqueza na escravidão associada a disparidades urbanas e no final racismo. Quando vi o tema da pesquisa a ser apresentada hoje, achei muito interessante e quis vir ver o que está sendo feito". 
Moisés de Freitas Cunha - Pós-Doutorando em  em Ciências Sociais e História Social

 

 

Confira o vídeo do evento:

Tags
PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.