Recepção 2023: novos alunos da Medicina e familiares são recepcionados pela comunidade acadêmica

por Redação | 13/02/2023

Na manhã de 11/2, diretores, coordenadores, professores e representantes das ligas estudantis da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP deram as boas-vindas aos novos alunos do curso de Medicina e aos seus familiares.

O evento marcou o início da Semana de Recepção e foi aberto pela psicóloga integrante da FCMS, Shelley Arruda Pinhal de Camargo. Em seu discurso, ela enalteceu a decisão de os novos ingressos estudarem Medicina: “Quem escolhe a área da saúde precisa valorizar a vida”.

Na sequência, o professor-doutor Godofredo Campos Borges, diretor da FCMS, saudou os presentes e parabenizou os novos alunos. Ele exibiu uma apresentação sobre a Universidade e seus campi – o de Sorocaba em especial – e contou um pouco da história da Faculdade, assim como do Hospital Santa Lucinda.

O professor-doutor Jorge Henna, coordenador do curso de Medicina, e a professora-doutora Antonianna Furtado Cavalcante Vecina falaram sobre a metodologia de ensino inovadora da FCMS; o Atlas Digital, que será mais uma novidade neste ano; o internato; a prática e os estudos orientados (mentoria), assim como contaram que, na última avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC), o curso obteve conceito 5.

As explicações deles foram complementadas pela professora-doutora Suzana Guimarães Moraes, coordenadora de eixo, que terá maior proximidade com a nova turma de primeiranistas. “Este é um curso escolhido pelo coração”, disse. Ela apresentou a matriz semanal de atividades e explicou sobre as provas – algumas delas utilizam atores que simulam pacientes –, a ida dos alunos às Unidades Básicas de Saúde, os projetos de extensão, os eventos científicos e o conceito de avaliação.

Representantes de todas as ligas da FCMS também estiveram presentes e dirigiram-se aos familiares e aos seus novos colegas.

Opinião dos novos primeiranistas

A família de Giuliano Todesco Ferraris é de Sorocaba. Ele disse estar ansioso para as aulas começarem e para conhecer mais sobre o método Problem-based Learning (PBL), “do qual falaram muito bem”.

Sua mãe, Graziela Todesco Ferraris, contou que o filho conquistou o desejo que tinha [isto é, cursar Medicina], enalteceu a qualidade da PUC-SP e pontuou que não tem palavras para descrever a felicidade do momento. “A expectativa de um pai e de uma mãe é dar o melhor futuro para seus filhos. Esta recepção acalma o coração”, destacou.

Outra a contar sobre seus sentimentos foi a paulistana Júlia Fernandes Facundo. Ela estava acompanhada dos seus pais, Paulo César Nunes Facundo e Frederica Nova Fernandes. “Estou muito animada, inclusive com o método de ensino [PBL], que abre muitas oportunidades. Tenho certeza de que é uma faculdade excelente e de que vou gostar muito”, disse.

Aline Evangelista e sua mãe, Ana Eugênia, são paulistanas e compareceram à recepção. “Estou ansiosa e espero que se confirme o que eu queria em termos de faculdade”, falou a nova estudante de Medicina da PUC-SP.

Ana Eugênia revelou ser uma realização constatar que a filha está conseguindo chegar aonde queria e fazer o curso que desejava. “Estamos muito felizes”, afirmou. Sobre a recepção, avaliou como muito importante, pois permite conhecer o local e o ambiente nos quais a filha irá conviver. “Traz muito conforto”, assegurou.

Outra nova estudante presente no evento era Laura de Almeida Morando, juntamente aos seus pais, Marina Pinheiro de Almeida Morando e Maurício Morando, que residem na capital paulista. “Estou nervosa, mas muito animada e feliz. Serão duas oportunidades: fazer Medicina e morar numa cidade diferente.”

Ela ressaltou estar consciente da importância da visão humanista dos médicos. “Obviamente, o avanço da Medicina é importante e faz parte. Mas ele tem que ser acoplado à humanização do médico, o que ajuda muito. É fundamental saber dosar para não faltar humanidade”, completou.

Sua mãe contou que ela e o marido estão muito felizes e orgulhosos com a dedicação da filha e por ela ter essa oportunidade de encaminhamento profissional.

A Semana da Recepção prossegue com diversas atividades, como o Café da Manhã Solidário, a campanha de doação de sangue, entre outras.