PUC-SP na Mídia: Crimes de ex-presidente prescrevem em 2025, quando ele completa 70 anos?
Ex-presidente foi indiciado por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático...
Texto por: Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC)
A PUC-SP dá as boas-vindas aos(às) novos(as) estudantes e recebe, com alegria, toda a comunidade acadêmica – estudantes veteranos, docentes e corpo administrativo da instituição – para o início do semestre letivo. Clique aqui e confira a programação completa no site.
Nas ações de recepção aos ingressantes, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC) mantém o tema escolhido para este ano de 2024, sobre o papel e atuação de resistência exercida pela nossa Universidade, especialmente a partir do golpe militar, que marcou a vida da nação. Neste ano que marca 60 anos da instauração da ditadura civil-militar, trazemos para toda nossa comunidade a memória dos “60 Anos de Resistências Democráticas na PUC-SP”.
A escolha desse tema visa rememorar a presença e algumas das ações da PUC-SP nesse período. Desde a sua inauguração, em 1946, a PUC-SP destacou-se no cenário político nacional por adotar publicamente posicionamentos a favor da democracia, liberdade, igualdade e direitos humanos, consolidando a imagem de uma Universidade comprometida com a formação de estudantes críticos e com o avanço do conhecimento científico, vinculando qualidade acadêmica à preocupação social.
Na década de 1960, essa característica humanitária e comprometida consolidou a Universidade como um espaço plural e de resistência diante do regime ditatorial instaurado no país. Ao longo dos 21 anos de ditadura civil-militar, a PUC-SP tornou-se um braço importante da luta pela democracia brasileira.
Um momento marcante dessa história foi em julho de 1977, quando a PUC-SP sediou a 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Meses depois, foi realizado um ato em frente ao TUCA para celebrar o 3º Encontro Nacional de Estudantes, que havia sido proibido pelos militares. O evento resultou na invasão violenta do campus Monte Alegre por tropas da Polícia Militar, chefiadas pelo general Erasmo Dias, que atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários.
A resistência e o rechaço ao autoritarismo pela PUC-SP, sob a liderança da nossa então Reitora Nadir Kfouri, nesse e noutros momentos, marcaram e marcam a vida nacional.
Essa presença prossegue até os tempos atuais, ao longo do processo de democratização, da elaboração e promulgação da Constituição Federal de 1988, apelidada de Constituição Cidadã, e em todas as lutas e desafios da redemocratização do nosso País e da retomada de um projeto de nação democrático, inclusivo e soberano.
Assim, cumprimentamos e recebemos os(as) estudantes ingressantes com uma programação diversificada de atividades acadêmicas e culturais com vistas a marcar positivamente essa nova etapa de suas vidas.
05 a 09/08 - Recepção aos novos(as) estudantes pelas coordenações de curso e entidades estudantis: distribuição de brindes, acolhimento, apresentações musicais etc. – nos campi Monte Alegre e Marquês de Paranaguá.
05/08 - Corte de Cabelo Solidário (Ong Amor em Mechas/Pastoral Universitária), das 8h às 20h – Local: Hall da Biblioteca – Campus Monte Alegre.
06/08 - Oficina de Graffiti – Aula teórica com o grafiteiro Bruno Min (@min.mesmo), 10h às 12h – Local: Auditório Paulo VI (Hall da Biblioteca) Térreo ERBM - Campus Monte Alegre.
07/08 - Celebração dos 25 anos do Escritório Modelo "Dom Paulo Evaristo Arns" e convidados, das 8h às 12h – Local: Auditório 333 - 3° andar ERBM - Campus Monte Alegre.
09/08 - Evento “EnvelheSer: Desconstruindo estigmas da velhice” (Escritório Modelo) - com participação da Deputada Federal Luisa Erundina e Muna Zeyn, das 19h às 22h – Local: Auditório 117A - 1° andar ERBM - Campus Monte Alegre.
09/08 - Doação de Sangue Solidária (Pró-Sangue/Pastoral Universitária), das 8h às 13h30 – Local: Auditório 119A - 1° andar ERBM - Campus Monte Alegre.
09/08 - Apresentação de Capoeira (Grupo Raiz dos Palmares), às 18h – Local: Área de Convivência Prainha - Campus Monte Alegre.
09/08 - Oficina de Graffiti – Aula prática desenho com o grafiteiro Bruno Min (@min.mesmo), das 10h às 12h – Local: Sala 521 (Ateliê de Artes) 5º andar ERBM - Campus Monte Alegre.
13/08 - Bate-papo com Alunos(as) Bolsistas, das 11h - Local: P-65 - Ed. Cardeal Motta - Campus Monte Alegre.
15/08 - Mesa Redonda - Tema: "Saúde mental, raça e cultura: fortalecendo diálogos para atenção e cuidado no ensino superior" e convidados, das 10h30 às 12h - Local: P-65 - Ed. Cardeal Motta - Campus Monte Alegre.
16/08 - Roda de Conversa com Mario Sergio Cortella - Tema: "Convivência, respeito e tolerância no ambiente universitário: exigência para superação dos conflitos e polarizações contemporâneas", das 10h às 12h - Local: Tucarena – Campus Monte Alegre.
Mostra "Resistências na PUC-SP" (Memorial da Resistência de São Paulo)
Endereço: Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia, SP.
Entrada Gratuita - Aberto de quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h, para mais informações acesse: https://memorialdaresistenciasp.org.br/exposicao/ocupacoes-memorial-resistencias-na-puc-sp/
13º Mostra Ecofalante de Cinema
O evento exibirá 122 filmes de 24 países entre os dias 1 e 14 de agosto, com sessões em diferentes salas de cinema, espaços culturais e educacionais da cidade de São Paulo. Totalmente gratuito.
A programação conta ainda com sete debates, diversos filmes inéditos em São Paulo e no Brasil, além de um evento especial sobre sustentabilidade ambiental da indústria do audiovisual. Para mais informações acesse: https://ecofalante.org.br/programacao
Profa. Mônica de Melo, pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias
Profa. Alexandra Geraldini, pró-reitora de Graduação