Recepção de novos(as) estudantes 2024: “60 Anos de Resistências Democráticas na PUC-SP”

Conheça algumas das atividades em destaque; programação completa será divulgada a partir de 20/2

por Redação | 22/02/2024

Mensagem de boas-vindas da pró-reitora de Graduação, profa. Alexandra Geraldini.

Texto da Pró-Reitoria de Relações Comunitárias

A PUC-SP dá as boas-vindas aos novos(as) estudantes e recebe, com alegria, toda a comunidade acadêmica – estudantes veteranos, docentes e também o corpo administrativo da instituição –, para o início do ano letivo.

Nas ações de recepção, a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias escolheu o tema das resistências exercidas pela nossa Universidade, especialmente a partir do golpe militar que marcou a vida da nação, em 1964, há 60 anos.

Nosso objetivo é rememorar algumas das ações da PUC-SP nesse período. Desde a sua inauguração, em 1946, a PUC-SP destacou-se no cenário político nacional por adotar publicamente posicionamentos a favor da democracia, liberdade, igualdade e direitos humanos, consolidando a imagem de uma Universidade comprometida com a formação de estudantes críticos e o avanço do conhecimento científico, vinculando qualidade acadêmica à preocupação social.

Na década de 1960, essa característica humanitária e comprometida consolidou a universidade como um espaço plural e de resistência diante do regime ditatorial instaurado no país. Ao longo dos 21 anos de ditadura civil-militar, a PUC-SP se tornou um braço importante da luta pela democracia brasileira.

Especialmente, em julho de 1977, a PUC-SP sediou a 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Meses depois, foi realizado um ato em frente ao TUCA para celebrar o 3º Encontro Nacional de Estudantes, que havia sido proibido pelos militares. O evento resultou na invasão violenta do campus Monte Alegre por tropas da Polícia Militar, chefiadas pelo general Erasmo Dias, que atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários.

A resistência e o rechaço ao autoritarismo pela PUC-SP, sob a liderança da nossa então Reitora Nadir Kfouri, nesse e noutros momentos, marcaram e marcam a vida nacional, somando-se às diversas ações que contribuíram para a redemocratização do nosso País e para a construção de um projeto de nação inclusivo e soberano.

Neste ano de 2024, em que a instauração da ditadura civil-militar completa 60 anos, trazemos para toda nossa comunidade a memória dos “60 Anos de Resistências Democráticas na PUC-SP”.

Assim, cumprimentamos e recebemos os(as) estudantes ingressantes com uma programação diversificada de atividades acadêmicas e culturais com vistas a marcar positivamente essa nova etapa de suas vidas.

Atividades em destaque e abertas a todos(as) estudantes

» 26 e 27/2
Recepção aos novos(as) estudantes pelas coordenações de curso e entidades estudantis, apresentações musicais etc. – em todos os campi.

» 28/2
Roda de Conversa com Chris Flores (apresentadora) e Fábio Assunção (ator/diretor)
Tema: "Resistências Democráticas: O papel da arte na defesa da democracia"
10 às 12h
Local: Tucarena - Campus Monte Alegre

» 29/2
Sessão de Cinema – Pindorama/CAM/Ecofalante Universidades
Filme: "Esculte a Terra foi Rasgada"
10 às 12h
Local: Auditório Paulo VI - Campus Monte Alegre

» 1/3
Campanha de Doação de Sangue (Fundação Pró-Sangue)
8 às 13h30
Local: Auditório 119-A - Campus Monte Alegre

» 4/3
Aula Magna com o ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, organizada pela Faculdade de Direito e o Centro Acadêmico 22 de Agosto
9h30 às 12h
Local: Tuca - Campus Monte Alegre

» 5/3
Ação corte de cabelo solidário (Ong Amor em Mechas)
8 às 19h
Local: Hall da Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri - Campus Monte Alegre

» 6/3
Missa de abertura do semestre letivo (Pastoral Universitária)
Local: Capela da PUC-SP - Campus Monte Alegre

» 7/3
Palestra com Coletivo Saravá e convidados
18h30 às 22h
Local: Auditório 333 - Campus Monte Alegre

» 9/3
Abertura da Mostra "Resistências na PUC-SP" (Memorial da Resistência de São Paulo)
Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia, SP

Acompanhe a programação completa e dos demais campi, a partir de 20/2, neste link.

Clique aqui e confira as atividades da Semana de Recepção em Sorocaba.

Mensagem de boas-vindas da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias