Reencontro 2022: chamada de trabalhos e manifestações artísticas

Comunidade poderá participar em diversas modalidades

por Redação | 21/02/2022

A retomada das atividades presenciais nos campi vai se estender ao longo de todo o ano de 2022. Assista ao vídeo abaixo e, em seguida, leia o convite realizado a toda a comunidade, para que participe com trabalhos artísticos.

Com vistas a compor uma programação especial, para celebrar o processo de retomada do campus ao longo do ano de 2022, os cursos de Arte: História, Crítica e Curadoria, coordenado por Priscila Arantes, e de Comunicação e Multimeios, coordenado por Marcus Bastos, em parceria com a PROCRC e a TV PUC, elaboraram uma Chamada de Trabalhos que será aberta para envio de trabalhos individuais ou coletivos em diferentes linguagens (intervenção urbana, animação, instalação, game, performance, fotografia, slam literário, etc).

Apesar de sinalizar com alguns formatos, o objetivo é promover a liberdade de experimentação do (as) participantes, que são, portanto, estimulados a explorar as possibilidades que considerarem mais convenientes às suas inquietações criativas.

A chamada, além de envolver a comunidade acadêmica para elaborar trabalhos artísticos, buscará contemplar um recorte temático que leva em conta a particularidade do ano em que será realizado: são 200 anos da Independência do Brasil, 100 anos da Semana de Arte Moderna e as encruzilhadas políticas e sócio-ambientais em que o país e o mundo contemporâneo se encontram.

Três marcos em 22, ao longo de três séculos. Os(as) participantes são estimulados a tratar estes temas a partir de um recorte contemporâneo.

A chamada de trabalhos também leva em conta as tantas significações do reencontro da comunidade acadêmica com a universidade após dois anos de trabalho em modo remoto e, por isso, estimula um processo de diálogo em torno do desenvolvimento das obras. Neste sentido, vale lembrar que a Semana de Arte Moderna também aconteceu depois de uma pandemia, pois um pouco antes de sua realização o Brasil padeceu com a Gripe Espanhola.

Os trabalhos deverão ser apresentados nos mais diferentes suportes e serão selecionados por um comitê composto pelos(as) coordenadores(as) dos cursos de Artes do Corpo, Arte: História, Crítica e Curadoria, Comunicação e Multimeios, Ciências Sociais, Design, Filosofia, Jornalismo, Letras e Publicidade e Propaganda.

O processo de escolha dos trabalhos levará em conta condições técnicas de implementação e balizas éticas, de forma a compor conteúdos que podem ser apresentados nas redes sociais da Universidade, em QR Codes espalhados pelo campus, em projeções em espaços públicos ou nos espaços internos da universidade e em espaços expositivos criados no campus Monte Alegre.

Os formatos de exposição serão concebidos pelo Comitê de Seleção em função do material apresentado. Todos os trabalhos selecionados receberão certificado de participação.

Mais detalhes serão divulgados oportunamente nos veículos de comunicação, nas redes sociais oficiais e no site da Universidade.

O cronograma das atividades será o seguinte:

- 8/7: Encerramento do Prazo para Envio dos Trabalhos
- A partir de 7/9: Apresentação dos Trabalhos, com programação em processo até o final do semestre