Reencontro 2022: roda de conversa do Projeto Pindorama e lançamento da Biblioteca Indígena da PUC-SP

por Redação | 22/02/2022

Dia 24/2, das 14 às 16h, o Pátio da Cruz recebe uma roda de conversa do Projeto Pindorama com indígenas acadêmicos da PUC-SP, para tratar do tema A Universidade como espaço de luta e troca de saberes.

Jéssica Pankararé, formada em Serviço Social pela PUC- SP (2017) e atualmente assistente social da CASAI -SP é a convidada especial do bate papo.

A ocasião também marcará o lançamento da Biblioteca Indígena da Universidade, que passará a ter seu acervo disponível para consulta a partir do início do ano letivo, em 3/3. Em abril, por ocasião da Semana da Consciência Indígena, será feito um evento oficial de lançamento do projeto, uma parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (PróCRC) e Pindorama.

Saiba mais sobre a Biblioteca Indígena, no texto a seguir, divulgado pela PróCRC:

A PUC-SP tem investido em bibliotecas temáticas para trabalhar as questões da inclusão e da diversidade da universidade. Primeiro iniciou-se pela Biblioteca Negra e agora está sendo lançada a Biblioteca Indígena.

A ideia da Biblioteca Negra surge de reivindicações apresentadas por coletivos negros da Universidade, que foram incorporadas pelo GT da inclusão da PUC-SP em 2018. A partir disso houve o trabalho de curadoria participativa com a comunidade acadêmica para fazer uma lista de publicações importantes e que foram adquiridas pela PUC-SP.

As bibliotecas temáticas estão sendo construídas junto à Gerência de Bibliotecas, coordenada por Pedro Maricato, constituindo-se como um novo serviço da Universidade relacionado à disponibilização de conteúdos relevantes para a atividade acadêmica. As bibliotecas temáticas consistem numa organização de um acervo que pode ser facilmente consultado no site da Biblioteca, a partir dos identificadores Biblioteca Negra e Biblioteca Indígena.

Com relação à Biblioteca Indígena, ela surge a partir da maior aproximação da PRóCRC com o Projeto Pindorama. Nessa aproximação começam a ser tratados vários assuntos como, por exemplo, a recente mudança da coordenação do projeto pindorama, trazendo a Daniela Reis para o lugar de Benedito Prézia, que permanece como especial conselheiro e membro da coordenação ampliada do Pindorama. Outra iniciativa conjunta foi a retomada indígena, realizada em agosto de 2021.

A Biblioteca Indígena foi construída a partir de três principais conjuntos de obras: o primeiro foi a incorporação de uma doação feita ao Projeto Pindorama pelo ex-aluno potiguara, Josimar Gomes de Lima, que as obteve de um projeto do governo, quando montou um Ponto de Cultura no seu bairro; a segunda estratégia foi a doação, pelo professor e historiador Benedito Prézia, de algumas dezenas de títulos de seu acervo pessoal; e a terceira estratégia teve a participação do professor Álvaro Gonzaga, assessor da PróCRC, na identificação de uma lista de obras relevantes e contemporâneas de autorias indígenas.

Essa lista inicial foi submetida à coordenação do Pindorama, que opinou e permitiu estabelecer as obras mais prioritárias dentro do recurso disponível. Posteriormente a biblioteca adquiriu essas obras – há uma outra lista de obras a serem adquiridas assim que houver disponibilidade de recursos.

O conceito que está por traz da biblioteca indígena é o de aproximar a produção bibliográfica contemporânea, produzidas preferencialmente por autorias indígenas, da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes indígenas e outros interessados nessa matéria. Mas o objetivo principal é trazer obras que possam contribuir nas disciplinas e/ou nos programas de cursos das disciplinas dentro das áreas epistemológica da Universidade. Por isso houve uma preocupação em encontrar produções recentes de autorias indígenas em áreas como psicologia, direito, educação e entre outras.

Entre as perspectivas do Projeto das Bibliotecas Temáticas na Universidade estão propiciar complementações, por meio da análise do acervo geral e aquisição de novas obras. Também se mostra importante estimular projetos de pesquisa visando ampliar sua visibilidade e aproveitamento acadêmico.

Neste momento a Biblioteca Indígena possui 168 títulos (203 exemplares), disponibilizados no acervo do campus Monte Alegre, e pode ser consultada através do catálogo da Biblioteca, buscando-se por um tema relacionado e filtrando por pela coleção “Biblioteca Indígena”, ou acessando diretamente este link para conhecer a lista completa das obras que compõem a coleção atualmente. Caso deseje realizar o empréstimo dos materiais, deve-se observar a disponibilidade das obras e realizar o devido agendamento por este link, informando o material de interesse.