PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Clique aqui para acompanhar a Sessão Solene de Abertura e a atividade cultural.
De 17 a 19/11, na semana do “Dia da Consciência Negra – Zumbi dos Palmares”, ocorrerá na PUC-SP um evento em formato digital organizado pelas profas. Lucineia Rosa dos Santos e Maria Constança Peres Pissarra, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, com o apoio da Faculdade de Direito – Departamento de Direitos Difusos Coletivos e Direito Internacional – e da Faculdade de Filosofia, Ciências da Linguagem e Artes – curso de Filosofia.
Tendo como tema Racismo, Desigualdade Racial e Estado de Direito: a lenta construção da democracia no Brasil, o evento foi construído em perspectiva interdisciplinar e internacional, articulando também diversas parcerias, como: AASP (Associação dos Advogados de São Paulo); CEERT (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades); Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados; CA22 Agosto+Reconvexo; CAFIL.
Saiba quais são os principais objetivos do evento:
1. a reflexão sobre o racismo no Brasil, tanto quanto às políticas de ações afirmativas junto à população negra e o critério de igualdade material no Estado Democrático de Direito, quanto à compreensão de seus pressupostos teóricos;
2. a diáspora África-Brasil: colonialismo/decolonialismo e o eixo
Este evento vem sendo pensado há bastante tempo. “Desde o ano de 2019, com a honra e a responsabilidade da implantação da disciplina optativa de Gênero e Raça no Departamento de Direitos Difusos, Coletivos e Relações Internacionais da Faculdade de Direito, percebi o enorme interesse dos alunos inscritos sobre a discussão da desigualdade racial no Brasil. Isto aguçou a minha intenção em promover um evento que convidasse à reflexão sobre o racismo bem como o processo de consolidação do Estado de Direito Democrático, o que se materializa neste Mês da Consciência Negra, ainda em formato remoto. Daí a alegria desta construção coletiva, a partir da parceria com a profa. Maria Constança Peres Pissarra, que trará uma análise reflexiva sobre a diáspora do continente africano para o Brasil. Acreditamos que não só a comunidade acadêmica interna como todas/os os interessados poderão aproveitar os diversos eventos, ao longo dos três dias!!”, afirma a profa. Lucineia Rosa dos Santos.
Para obter atestado de participação, os interessados precisarão fazer a inscrição por este link. O evento também será transmitido de forma aberta pelas redes sociais da Universidade.
Imagem
A foto que compõe a arte dos cards do Evento é do fotógrafo Flávio Cannalonga. As suas fotos tinham um olhar especialmente voltado para os povos indígenas, os negros, as mulheres, os sem-terra, as crianças camponesas – enfim, os excluídos do campo e da cidade. Flávio Cannalonga, hoje falecido, trabalhou em diversos veículos da grande imprensa. A foto foi gentilmente cedida por seu filho, Francisco Cannalonga, aluno do Curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências da Linguagem e Artes da PUC-SP.
O Evento contará ainda com a atividade cultural do grupo “A quatro vozes em trio”, que tem mais de 25 anos de existência e é formado pelas irmãs Dora (psicologa) , Jurema (tecnóloga) e Jussara (enfermeira), que mostrará seu repertorio de musica afrobrasileira. O grupo conta com os músicos Brau Medonça (violão), Cássia Maria (percussão), Wesley (baixo) e Ana Elisa (violão cello e flauta). Além de uma música especialmente gravada na Abertura solene do Evento, o grupo fará, ao vivo, o show de encerramento, na sexta-feira 19, às 20h.
De olho na Educ
Clique aqui e conheça as obras da Editora da PUC-SP que abordam as temáticas negras.
17/11
9h - Sessão solene de abertura e atividade cultural
Link da transmissão
17h30 - A Cidadania dos Povos Nativos de Angola no Contexto do Estado Novo Português
Link da transmissão
18/11
9h - Conferência doutora Rouguiatou Balde
Link da transmissão
17h30 - O tráfico de escravos, colonização e partilha de África: as consequências para o continente
Link da transmissão
19/11
9h - Feminismos Negros
Llink da transmissão
17h30 - Mesa de Encerramento
Link da transmissão