"Semana da Consciência Negra": conheça a programação e participe

Tema geral é "Racismo, Desigualdade Racial e Estado de Direito: A lenta construção da democracia no Brasil"

por Redação | 17/11/2021

Clique aqui para acompanhar a Sessão Solene de Abertura e a atividade cultural.

De 17 a 19/11, na semana do “Dia da Consciência Negra – Zumbi dos Palmares”, ocorrerá na PUC-SP um evento em formato digital organizado pelas profas. Lucineia Rosa dos Santos e Maria Constança Peres Pissarra, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias, com o apoio da Faculdade de Direito – Departamento de Direitos Difusos Coletivos e Direito Internacional – e da Faculdade de Filosofia, Ciências da Linguagem e Artes – curso de Filosofia.

Tendo como tema Racismo, Desigualdade Racial e Estado de Direito: a lenta construção da democracia no Brasil, o evento foi construído em perspectiva interdisciplinar e internacional, articulando também diversas parcerias, como: AASP (Associação dos Advogados de São Paulo); CEERT (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades); Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados; CA22 Agosto+Reconvexo;  CAFIL.

Saiba quais são os principais objetivos do evento:
1.    a reflexão sobre o racismo no Brasil, tanto quanto às políticas de ações afirmativas junto à população negra e o critério de igualdade material no Estado Democrático de Direito, quanto à compreensão de seus pressupostos teóricos;
2.    a diáspora África-Brasil: colonialismo/decolonialismo e o eixo

Este evento vem sendo pensado há bastante tempo. “Desde o ano de 2019, com a honra e a responsabilidade da implantação da disciplina optativa de Gênero e Raça no Departamento de Direitos Difusos, Coletivos e Relações Internacionais da Faculdade de Direito, percebi o enorme interesse dos alunos inscritos sobre a discussão da desigualdade racial no Brasil. Isto aguçou a minha intenção em promover um evento que convidasse à reflexão sobre o racismo bem como o processo de consolidação do Estado de Direito Democrático,  o que se materializa neste Mês da Consciência Negra, ainda em formato remoto. Daí a alegria desta construção coletiva, a partir da parceria com a profa. Maria Constança Peres Pissarra, que trará uma análise reflexiva sobre a diáspora do continente africano para o Brasil. Acreditamos que não só a comunidade acadêmica interna como todas/os os interessados poderão aproveitar os diversos eventos, ao longo dos três dias!!”, afirma a profa. Lucineia Rosa dos Santos.
Para obter atestado de participação, os interessados precisarão fazer a inscrição por este link. O evento também será transmitido de forma aberta pelas redes sociais da Universidade.

Imagem

A foto que compõe a arte dos cards do Evento é do fotógrafo Flávio Cannalonga. As suas fotos tinham um olhar especialmente voltado para os povos indígenas, os negros, as mulheres, os sem-terra, as crianças camponesas – enfim, os excluídos do campo e da cidade. Flávio Cannalonga, hoje falecido, trabalhou em diversos veículos da grande imprensa. A foto foi gentilmente cedida por seu filho, Francisco Cannalonga, aluno do Curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências da Linguagem e Artes da PUC-SP.
O Evento contará ainda com a atividade cultural do grupo “A quatro vozes em trio”, que tem mais de 25 anos de existência e é formado pelas irmãs Dora (psicologa) , Jurema  (tecnóloga) e Jussara  (enfermeira), que mostrará seu repertorio de musica afrobrasileira. O grupo conta com os músicos Brau Medonça (violão), Cássia Maria (percussão), Wesley (baixo) e Ana Elisa (violão  cello e flauta). Além de uma música especialmente gravada na Abertura solene do Evento, o grupo fará, ao vivo, o show de encerramento, na sexta-feira 19, às 20h.

De olho na Educ

Clique aqui e conheça as obras da Editora da PUC-SP que abordam as temáticas negras.

9h - Sessão solene de abertura e atividade cultural
Link da transmissão

17h30 - A Cidadania dos Povos Nativos de Angola no Contexto do Estado Novo Português

9h - Conferência doutora Rouguiatou Balde