Serginho Groisman ressalta importância da democratização na TV e da representatividade no jornalismo

Atividade foi organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias

por Renata Nascimento | 09/08/2023
Thaís Polato/ACI PUC-SP

“A TV aberta tem uma função não só de entretenimento, mas também de reflexão. [...]
Se tocar no coração das pessoas um pouco de dignidade sobre o que vivemos no nosso país em relação a questões como racismo e gênero, já valeu”

Serginho Groisman, jornalista e apresentador da TV Globo, no Tucarena

Na manhã de 9/8, a comunidade da PUC-SP recebeu, no Tucarena, o jornalista e apresentador Serginho Groisman para a Aula Magna Trajetória Profissional: construindo uma comunicação com respeito aos valores de igualdade, inclusão e diversidade. A atividade integra a recepção aos novos estudantes de 2023, que tem como tema geral Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Universidade: educação, inclusão e diversidade. A Aula Magna foi promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC). Veja galeria de fotos ao final da reportagem.

A reitora Maria Amalia Andery desejou boas-vindas a todos e ressaltou a importância de receber um ex-aluno da Instituição. “Serginho Groisman é um exemplo de comunicador, alguém que atravessou décadas sempre atual e sempre comprometido. É assim que nós esperamos formar os nossos alunos, cidadãos comprometidos e na luta por um mundo melhor, por um Brasil mais justo, mais igual, menos violento, mais politizado e com muita arte, muita graça, criatividade e inovação. O Serginho traduz esse significado, por isso o convidamos para abrir o semestre. É um enorme orgulho, uma grande alegria recebê-lo aqui e poder dizer que ele foi aluno desta casa e que, em parte, ainda que seja uma pequeníssima parte, foi formado por essa casa”, ressaltou.

Já a profa. Mônica de Melo, pró-reitora de Cultura e Relações Comunitárias, destacou a alegria de ver o Tucarena lotado de estudantes para receber o jornalista. “Este é um momento muito especial para nós porque temos a oportunidade de parar um pouco e refletir sobre o semestre que desejamos, além de poder ouvir o Serginho”, afirmou.

Os alunos Luis Fernando Lotito, representando o Centro Acadêmico Leão 13 (FEA); Nicole Zilio, representando o Centro Acadêmico 22 de Agosto (Direito); Lucas Dantas, representando o coletivo Glamour; e Sérgio Ribeiro, do coletivo Da Ponte Pra Cá, foram recebidos no palco para fazer perguntas ao apresentador sobre sua trajetória acadêmica, profissional e pessoal.

TV aberta democrática e com representatividade

Serginho Groisman é jornalista e apresentador do programa Altas Horas, da TV Globo. Cursou dois semestres no curso de Direito da PUC-SP, foi professor de Jornalimos da Universidade por um breve período, e também atuou como docente em outras instituições de ensino, como a Fundação Armando Alves Penteado (FAAP). Serginho contou ainda que trabalhou na Folha de S.Paulo, no SBT e nas rádios Band FM e Cultura.

Durante a Aula Magna, o jornalista ressaltou a relevância de democratizar os programas de TV e sobre sua escolha de deixar sempre a plateia como protagonista. Ele enfatizou que em todas as emissoras pelas quais que passou criou programas democráticos. “Ninguém senta no centro, todo mundo fica lado a lado, seja plateia, convidado ou banda, a luz é igual para todo mundo, ninguém é diferente. Uma pergunta pode mudar tudo, pode fazer com que o programa vá para outros momentos. A surpresa e o inesperado estão sempre presentes e são bem-vindos”, ressaltou o apresentador.

“A TV aberta tem uma função não só de entretenimento, mas também de reflexão. Eu sempre pensei que, se conseguir tocar no coração de poucas pessoas algumas coisas que elas não sabem ou nunca ouviram, se tocar no coração das pessoas um pouco de dignidade sobre o que vivemos no nosso país em relação a questões como racismo e gênero, já valeu”, afirmou Serginho.

O jornalista também ressaltou suas experiências durante a ditadura militar no Brasil e o importante papel que a PUC-SP cumpriu contra essa realidade, motivo pelo qual sofreu represálias. “Essa é uma parte da história que vocês não podem esquecer nunca, principalmente porque estamos em um espaço que foi protagonista de uma noite de terror, uma noite de invasão na PUC-SP”, comentou o apresentador, se referindo a 22 de setembro de 1977, quando a Universidade foi violentamente invadida por tropas da polícia militar comandadas pelo então secretário de Segurança Pública, cel. Eramos Dias.

Assista à íntegra a Aula Magna a seguir. Abaixo do vídeo, veja a galeria de fotos.