"Terra em Transe": dez anos da Primavera Árabe

Assista também à integra dos programas já exibidos

por Redação | 01/03/2021

Neste dia 2/3, às 18h30, vai ao ar o primeiro Terra em Transe de 2021. O programa é uma parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC. 

Nesta edição, o tema abordado serão os 10 anos da Primavera Árabe. "No dia 18 de dezembro de 2010, um jovem tunisiano que estava desempregado foi para as ruas vender mercadorias, sendo duramente reprimido pelos policiais. Como protesto, fez uma autoimolação que desencadeou várias manifestações populares em seu país. A partir de então, tal como um rastilho de pólvora, as manifestações populares foram se espalhando por vários países em todo o mundo árabe. Apesar das causas gerais serem comuns a todos: injustiça, desigualdade e opressão, no decorrer dos anos a revolta foi adquirindo feição própria em cada um deles. Na Tunísia, reformas constitucionais e eleições; na Líbia, guerra civil e intervenção militar da Otan; no Egito, eleições e golpe militar; na Síria e Iêmen guerra civil. Para onde vai a primavera árabe?", questionam os produtores do Terra em Transe.

O programa chega a 2021 com novo formato e novo horário, agora sempre às terças-feiras, às 18h30. Nesta edição, participam os profs. Reginaldo Nasser (Relações Internacionais), Bruno Huberman (Relações Internacionais) e o doutorando Paulo Barata (Relações Internacionais, programa Santiago Dantas).

Serviço

Terra em Transe

2/3, às 18h30, no Canal Universitário de São Paulo

Canal 11 da NET ou 10 da VIVO TV (somente para São Paulo)

CNU: www.cnu.org.br

Acesse aqui a playlist já dos programas exibidos.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.