Terra em Transe: nova edição debaterá “Redes de poder globais e crise sistêmica”

Assista também à íntegra do programa de 10/6

por Redação | 16/06/2020

No dia 17/6, às 18h30, vai ao ar mais uma edição do programa Terra em Transe, parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC. O tema desta vez é Redes de poder globais e crise sistêmica em tempos de pandemia. A atração é transmitida no Canal Universitário de São Paulo (CNU) – canais (11) NET TV e (10 ou 187) VIVO TV – e pode ser vista também ao vivo pela pagina do youtube da TVPUC: www.youtube.com/tvpuc.

“A pandemia de COVID-19 aprofundou a desigualdade econômica mundial, tendência essencial para compreender a crise sistêmica na qual nos encontramos. Antes do distanciamento social, a desigualdade já estava a tal ponto que 1% dos humanos acumulavam mais riqueza que os outros 99%. Agora, a Organização Mundial do Trabalho estima que metade da população mundial poderá ficar desempregada e o Banco Mundial diz que até 60 milhões de pessoas podem ser empurradas para situação de pobreza. Esse retrato têm um reflexo dramático no Brasil que, segundo dados do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2019, apesar de ser o oitavo PIB mundial, ocupa o posto de segundo lugar como país com a maior concentração de riqueza. Assim, o cenário mostra que desigualdade não é apenas um problema econômico, mas é também um problema político e ideológico”, ressaltam os organizadores do Terra em Transe.

Na edição de 17/6, o convidado é o prof. Ladislau Dowbor (Pós em Administração da PUC-SP), que falará sobre o panorama socioeconômico atual, a capacidade de grupos de interesses corporativos de sustentar um projeto político para o país e de se inserir nas conexões internacionais.

Terra em Transe de 10/6

Assista a seguir ao programa exibido em 10/6, com o tema As Dimensões Internacionais dos Direitos Humanos.

O convidado foi o prof. Paulo Sergio Pinheiro, que falou sobre o histórico de violações dos Direitos Humanos no Brasil, as conexões transnacionais das mobilizações que tomaram as ruas em vários países do mundo e vislumbrar novos cenários de reflexão e atuação.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.