Terra em transe: Resistência democrática em tempos autoritários

Saiba tudo sobre a edição desta semana e assista também à integra do programa de 22/7

por Redação | 27/07/2020

No próximo dia 29/7, às 18h30, vai ao ar mais uma edição do programa Terra em Transe, parceria do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI) com a TV PUC. O tema desta vez é Resistência democrática em tempos autoritários. A atração é transmitida no Canal Universitário de São Paulo (CNU) – canais (11) NET TV e (10 ou 187) VIVO TV – e pode ser vista também ao vivo pela pagina do youtube da TVPUC: www.youtube.com/tvpuc.

Para os organizadores, “o ano de 2020 tem sido um período de realinhamento na política brasileira. A proximidade das eleições municipais somou-se às disputas pela gestão da pandemia no país intensificando um embate entre os poderes  que, no fundo, refletem as divisões da sociedade brasileira. O enfrentamento entre o Planalto e os poderes legislativo e judiciário se exacerbou diante das posições reiteradas de Bolsonaro e dos setores da extrema-direita em seu governo contrárias a certos princípios  constitucionais. Se, de um lado, essa tensão colocou em questão a estabilidade do governo, acabou também por produzir um novo acordo entre o governo Bolsonaro e o chamado ‘centrão’, que passou a receber cargos e indicações em importantes ministérios. A aproximação do centrão é mais uma peça no frágil equilíbrio do governo, que já vinha ampliando sua dependência dos setores militares.

Em meio aos deslocamentos políticos que ocorrem em Brasília, é possível observar também movimentações da oposição, particularmente no campo das esquerdas. O PT, partido mais importante desse setor, ainda busca se recuperar do golpe que retirou do poder a presidenta Dilma Rousseff e da prisão do ex-presidente Lula. Os demais partidos da esquerda pressionam o PT pela formação de uma frente ampla que possa unir os votos dos setores progressistas, mas convivem com a tensão entre lançar candidaturas próprias e produzirem novas lideranças, ou unirem-se ao PT sob o risco de fortalecer a hegemonia do partido na esquerda.

Como vem ocorrendo esse realinhamento político e eleitoral desde as eleições de Bolsonaro? Quais forças têm sustentado o equilíbrio frágil do governo? O lulismo, que tem sido duramente golpeado, poderá seguir sob novos termos ou estamos observando seu esgotamento? Quais caminhos políticos e eleitorais se apresentam hoje para a esquerda?”.

Para discutir a atual conjuntura política brasileira, o programa Terra em Transe recebe o cientista político André Singer , professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP e autor do livro O Lulismo em Crise: Um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016), publicado com 2018 pela Companhia das Letras.

 

Programa de 22/7: assista

Veja a seguir a íntegra do programa exibido em 22/7, que teve como tema o Racismo e luta anti-racista no Brasil e a participação de Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.