TIDD desbrava tecnologias sem perder o foco no pensamento crítico

Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital está com inscrições abertas

por Renata Nascimento | 06/10/2023
Divulgação

Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e intercâmbio que façam frente à revolução digital: assim é o Programa de Pós-Graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD).

O curso conecta de maneira interdisciplinar as áreas de computação, informática, cognição, ambientes virtuais de aprendizagem, design e estéticas tecnológicas e pretende responder aos desafios tecnológicos atuais, juntando competências científicas, humanísticas, educacionais e técnicas em uma unidade complexa e coerente.

O TIDD está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado. Clique aqui para saber mais.

Fundado em 2006 pela profa. Maria Lucia Santaella Braga, o TIDD foi pioneiro nessa temática. “O curso desenvolveu pesquisas e práticas relacionadas às tecnologias digitais, desde inteligência artificial à internet das coisas (IoT). Todo esse avanço tem sido fruto de estudos feitos pelo Programa”, afirma o prof. Marcelo Graglia, que coordena o curso em conjunto com o prof. Diogo Cortiz (vice-coordenador).

O Programa, junto com a PUC-SP, tem sido protagonista nas discussões entre as interfaces das tecnologias com a sociedade. Posso afirmar que, no Brasil, nós somos o principal centro de pesquisa e discussão e o grupo mais relevante nesse recorte da tecnologia em termos de análise dos impactos sociais e éticos. O curso tem contribuído para a sociedade de diversas formas, tanto na questão da pesquisa, como nas reflexões sobre o tema”, enfatiza Graglia.

O coordenador também afirma que os docentes e pesquisadores do Programa estão sempre presentes em diversos fóruns de pesquisa levando a visão humanista da Universidade e o pensamento crítico em relação às novas tecnologias.

“O TIDD é um Programa focado na questão das tecnologias sem perder a essência da Universidade, que é o humanismo, o pensamento crítico, a excelência acadêmica e a construção do conhecimento. O curso é moldado nos valores da PUC-SP e desbrava essa fronteira da tecnologia”.

 


Ex-alunos em destaque

“Minha experiência no Programa foi a melhor possível. Os professores são ótimos e bem preparados. Além disso, por ser um Programa interdisciplinar, ele permite que o pesquisador tenha contato com pessoas das mais diferentes áreas do conhecimento. Isso é fundamental para que haja uma ampliação de nosso horizonte.

Um último ponto fundamental sobre o TIDD: o Programa é extremamente atual e tem uma boa relação com o mercado. O que é discutido nas aulas, na dissertação ou na tese é um reflexo do que está acontecendo agora na sociedade e, dessa maneira, pode ser aplicado em inúmeras situações do cotidiano.

Vejo, cada dia mais, a tecnologia presente em nossa atividade docente. Temos que lidar com estudantes que nasceram imersos nas redes sociais e, em alguns casos, com um smartphone em mãos. Além disso, uma considerável parte de nossas atribuições envolve plataformas ou ferramentas digitais. Sendo assim, o Programa, por meio de discussões, tarefas, teóricas e/ou práticas, eventos e outras diversas atividades, me preparou muito melhor para lidar com o complexo mundo que vivemos”.

Caio Favero Marchi, doutorando do TIDD e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é professor universitário na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

 

“O curso aglutinou, no horizonte dos meus estudos, competências científicas e técnicas educacionais inovadoras, indispensáveis para vencer os desafios das transformações tecnológicas do século 21, sob a égide desta área que vêm construindo debates afinados com as preponderantes reflexões do circuito acadêmico global.”

Ela comenta que teve dificuldades em encontrar instituições de ensino que abraçassem sua pesquisa sobre o diálogo da literatura com as diversas artes, conhecimentos e linguagens das novas tecnologias.

Foram as fronteiras abertas do TIDD, a excelência de seu corpo docente e propostas de conteúdo que consolidaram as razões da candidatura do meu ingresso para ser especialista em Tecnologia da Inteligência Design Digital na PUC-SP. Tive e tenho colegas dos mais diferentes campos, procedências e faixa etária. Foi incrível. Carrego doces memórias e sou muito grata por tudo que aprendi”.

Arlete Aparecida Mathias é graduada em Letras e mestra em Comunicação Social, pesquisadora científica e doutora pelo TIDD

 

 


Inscreva-se

Edital de inscrições do processo seletivo: clique aqui.

Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
 

 

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.