Universidade do futuro: PUC-SP e Folha de S.Paulo debatem o tema

Tecnologia, interdisciplinaridade e diversidade pautaram as discussões durante três dias

por Redação | 11/06/2020

A PUC-SP e a Folha de S.Paulo realizaram, de 8 a 10/6, o debate online Universidade do Futuro. Os impactos da tecnologia, a importância da interdisciplinaridade e o espaço para a diversidade nas salas de aula do ensino superior foram os temas abordados pelos especialistas convidados, entre eles a reitora Maria Amalia Andery e os pró-reitores Alexandra Geraldini e Márcio Fonseca.

 

Dia 8/6
Sobre impactos da tecnologia na educação, a profa. Alexandra Geraldini, pró-reitora de Graduação, afirmou que as universidades precisam avançar, mas chamou a atenção de que não adianta buscar a mudança por modismo. “É a construção de uma nova cultura, um processo, estamos em um momento intermediário”, ressaltou.

 

Dia 9/6
Já o pró-reitor de Pós-Graduação, prof. Márcio Fonseca, defendeu que as instituições de ensino não precisam se fechar em modelos rígidos, ao debater a importância da interdisciplinaridade. “A experiência acumulada permite que a universidade possa transitar entre esses dois modelos”, afirmou o docente, lembrando que a PUC-SP criou, no ano passado, a Faculdade de Estudos Interdisciplinares, que cruza diferentes áreas de conhecimentos em cursos como o de ciências de dados e inteligência artificial.

 

Dia 10/6
No último dia do evento, a reitora Maria Amalia Andery participou do debate em torno da diversidade nas salas de aula do ensino superior. Assim como os outros especialistas convidados, defendeu que a lei de cotas, prevista para ser revista em 2022, não só deve continuar, como sequer deveria existir uma data para que acabe. “Enquanto não tivermos, na universidade, uma proporção que equivale à proporção desses grupos na população, ela precisa continuar”, defendeu a reitora.

Clique aqui e veja reportagem sobre o debate dia 8/6. 

Clique aqui e veja reportagem sobre o debate do dia 9/6. 

Clique aqui e veja reportagem sobre o debate do dia 10/6. 

Clique aqui para ler reportagem geral sobre os três dias.

 

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.