"VIII Simpósio Luso-brasileiro de Estudos de Religião": acesse conteúdos do evento

Atividade debateu o tema "Religião e Política: Territórios e Fronteiras do Domínio Religioso"

por Redação | 26/04/2023

Texto: prof. Eulálio Figueira

De 18 a 20/4, pela Plataforma Even3, foi realizado o VIII Simpósio Internacional Luso-Brasileiro de Estudos de Religião. Este VIII Simpósio teve como tema Religião e Política: Territórios e Fronteiras do Domínio Religioso. O Simpósio nasceu de parceria entre a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (campus de Braga) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com o propósito de reunir estudantes e pesquisadores destes dois universos acadêmicos e culturais em torno de temas e problemas do mundo religioso e sua interface com o cotidiano. O objetivo desta edição foi tratar as relações entre religião e política a partir da noção de territórios e fronteiras do domínio religioso trazer para a Universidade, pela chave de interpretação da Ciência da Religião e da Teologia, as questões e problemas da modernidade.

O Simpósio acontece a cada dois anos alternando a organização numa dinâmica de alternância de organização a cada ano de sua realização, de responsabilidade entre a UCP e a PUC-SP. Em 2022 diante da pandemia o Simpósio foi interrompido. Agora em 2023 retomamos as atividades e seguimos na esperança e firme desejo de não interrompermos o que se firmou nestes VIII eventos. Os números representativos deste ano nos estimulam e nos dão certeza que o Simpósio não pode se encerrar. Assim, já estamos em tratativas para organização do próximo que deverá ocorrer em 2025, sob responsabilidade de Portugal.

Foram realizados 5 grandes painéis com palestras proferidas por pesquisadores de referência em Portugal e no Brasil. A conferência de encerramento foi proferida pela secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina, Santa Sé, profa. Dra. Emilce Cuda. Foram realizadas 4 sessões de comunicações com a apresentação de 27 trabalhos de jovens pesquisadores de Portugal e do Brasil, oriundos de vários Estados e Instituições de Ensino. Quanto aos participantes, foram 273 inscritos. Durante a realização do Simpósio tivemos 6.000 visualizações.

Assistia a seguir às palestras e comunicações:

► 18/4
8h às 9h30
Comunicação de Abertura/Painel 1: Religião e Política: o retorno eterno do fundamento religioso do poder

10h às 12h – Comunicações

12h30 às 14h
Painel 2: Religião Populismo e Extrema direita na Europa

► 19/4
Painel 3: Religião e Política: Os evangélicos e o bolsonarismo

12h30 às 14h
Painel 4: Confluências religiosas: católicos e evangélicos nos Governos de extrema direita

► 20/4