Xerox gratuito para bolsistas ProUni e Fundasp 100%

Novo programa da Reitoria atende reivindicação de estudantes

por Redação | 30/08/2018

A Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias (ProCRC), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) acaba de lançar o “Programa Bolsa Xerox”, destinado aos bolsistas ProUni e Bolsa Fundasp 100% para a isenção no valor de cópias de material didático exigido pelos cursos. O programa entrará em vigor ainda neste semestre.

A iniciativa partiu de diálogos da Reitoria com alunos bolsistas, coletivos e Centros Acadêmicos, como uma política de permanência, com a finalidade de reduzir custos e contribuir para o aproveitamento acadêmico dos estudantes-bolsistas na Universidade.

O projeto tem por objetivo garantir o acesso ao conteúdo programático das disciplinas, tido como de leitura obrigatória, para estudantes bolsistas de todos os cursos e todos os campi da Universidade. Os estudantes terão uma cota de até 300 cópias, para o 2º semestre de 2018, período em que o programa ocorrerá em caráter experimental.

O programa vale exclusivamente para a Central de Cópias de cada campus e os estudantes não poderão utilizar a cota para nenhum outro tipo de impressão nem outros serviços de xerox. Para cadastrar suas pastas, o docente deverá preencher o formulário anexo e o entregar juntamente com o material que será disponibilizado para a Central de Cópias (preferencialmente em horários de menor movimento de alunos).

“Reiterando o compromisso desta gestão com a cidadania, a sustentabilidade e uma maior democratização do acesso à leitura, o Programa Bolsa Xerox também permitirá que os professores que disponibilizarem suas pastas possam dispor, junto à Central Cópias, de serviço de digitalização de até 300 páginas de conteúdos acadêmicos, de forma gratuita, para ampliar o acesso dos alunos a materiais em meio digital. Os docentes e a Central de Cópias deverão observar estritamente as disposições das leis de reprografia, que atualmente são reguladas nesta Universidade pela deliberação n°15/2005”, afirma a reitoria.