Sobre Tolentino

Sobre Tolentino

Nascido em 15/12/1965, com atuais 58 anos, Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça – Prefeito para o Dicastério para a Cultura e a Educação, lema episcopal: Considerate Lilia agri - Mt 6,28. Cardeal diácono da Igreja de Santi Domenico e Sisto.   Nascido em Machico, Funchal, Ilha da Madeira, Portugal. Criado por Francisco.

Era o mais novo de cinco filhos e passou os primeiros anos em Angola, onde o pai era pescador. Durante esse tempo, testemunhou um homem ser morto a sangue frio. Havia grupos armados. Eles viveram fugindo em um barco longe da terra por vários dias. A família regressou a Portugal quando tinha nove anos.

Educação. Obteve a licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 1989; e licenciou-se em ciências bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma em 1992. Obteve o doutoramento em teologia bíblica pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 2004.

Sacerdócio. Ordenado presbítero em 28 de julho de 1990, para a diocese do Funchal, Madeira, por D. Teodoro de Faria, bispo do Funchal. Foi docente no seminário diocesano do Funchal; reitor do Pontifício Colégio Português de Roma; vice-reitor e docente da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa; e professor visitante nas Universidades Católicas de Pernambuco e Rio de Janeiro, Brasil; e na Faculdade de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, Brasil. Além disso, consultor do Pontifício Conselho para a Cultura desde 2011. Pregou os Retiros da Quaresma à Cúria Romana de 18 a 23 de fevereiro de 2018, em Ariccia. Publicou numerosos volumes e artigos nas áreas da teologia e da exegese, bem como diversas obras poéticas.

Cardinalato. Criado cardeal diácono no consistório de 5 de outubro de 2019; recebeu o barrete vermelho, o anel cardinalício e a diaconia de Santi Domenico e Sisto nesse mesmo consistório. Tomou posse de sua diaconia no domingo, 15 de dezembro de 2019. Em 21 de fevereiro de 2020, o papa o nomeou membro do Pontifício Conselho para a Cultura. Recebe o hábito dominicano como membro terciário da Ordem dos Pregadores no dia 14 de novembro de 2020 no Convento de São Domingos, em Lisboa. Em 30 de abril de 2022 foi nomeado membro da Congregação para as Causas dos Santos. No dia 13 de julho de 2022, o Santo Padre nomeou-o membro do Dicastério para os Bispos. No dia 26 de setembro de 2022, o Santo Padre nomeou-o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação. Para sucedê-lo como arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana, o papa nomeou Angelo Vincenzo Zani, arcebispo titular de Volturno, secretário da então Congregação para a Educação Católica.

Biografia por: prof. Fernando Altemeyer

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.