13 ago

“E se a Universidade Fosse Nossa”

Lançamento da caravana da UEE São Paulo - "Da militarização às catracas - combatendo o autoritarismo na educação"

A PUC São Paulo sediará o lançamento da caravana da UEE São Paulo (@ueesp), que terá uma mesa de discussão sobre o atual modelo de ensino e os desafios enfrentados no ensino básico e superior em nosso país.

Professores e estudantes participarão dessa rica discussão. Após o evento na PUC, a caravana seguirá por diversas universidades do Estado de São Paulo, abordando temas gerais e locais de todas as regiões.

Convidadas

Bianca Borges: Presidente da UEE São Paulo e Advogada formada pela Universidade de São Paulo (USP).

Madalena Guasco Peixoto: Possui doutorado em Educação, com ênfase em História e Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ela é Professora Titular do Departamento de Fundamentos, Políticas e Gestão da Educação da mesma universidade. Além disso, Madalena é Diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP e membro do Núcleo Estruturante do curso de Pedagogia. Entre 2014 e 2017, atuou como Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação na PUCSP.

Sua pesquisa na área de Educação concentra-se em Filosofia e História da Educação, abordando temas como Concepções de Formação e Conhecimento, Direitos Humanos, Currículo, Políticas Públicas em Educação e o processo histórico de privatização da educação brasileira. Além disso, Madalena Guasco Peixoto tem um extenso histórico de participação em comissões e órgãos ligados à educação:

• Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior de 2006 a 2010.
  • Coordenadora geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino em quatro gestões (2003-2006, 2006-2009, 2009-2012, 2012-2016).
  • Coordenadora da Secretaria Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (2017-2021, 2021-2025).
  • Membro efetivo do Fórum Nacional de Educação até 2017.
  • Participação na Comissão de Transição de Educação do Governo Lula.
  • Membro da Executiva Nacional do Fórum Nacional Popular de Educação.
  • Integrante do Grupo de Trabalho Executivo em Violência nas Escolas (MEC, portaria n1089/2023).
  • Membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
  • Membro do Fórum Nacional de Educação.
  • Diretora Executiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Sindical (CPLP Sindical).

Mediação

Hector Batista: Estudante da Faculdade de Direito da PUC-SP e Diretor de Comunicação da UEE SP.

Programe-se

13/ago 10:00
Campus Monte Alegre (Perdizes) - Auditório 117-A (1º andar ERBM)