PUC-SP na Mídia: Por que medalha de Nossa Senhora das Graças é "milagrosa"?
Participação do prof. Felipe Cosme Damião Sobrinho (Teologia)
Texto escrito pela professora Lucy Mari Tabuti (Ciência da Computação)
Um grupo composto pelos docentes Lucy Mari Tabuti, Lisbete Madsen Barbosa, Sandra Muniz Bozolan e Eduardo Savino Gomes e nove estudantes da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da PUC-SP participou do 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Brasília no último mês de julho. Com o tema Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto, o evento reuniu mais de 2 mil participantes entre estudantes, docentes e profissionais de Computação e Tecnologia da Informação.
O CSBC é reconhecido como o maior evento de computação da América Latina e é um ponto de encontro fundamental para a comunidade de computação brasileira, proporcionando um ambiente de discussão e apresentação dos últimos avanços educacionais, científicos e tecnológicos.
Os estudantes da FCET-PUCSP também tiveram a oportunidade de participarem da V Escola de Inverno da Maratona SBC de Programação, um evento satélite da CSBC. O objetivo da escola é oferecer treinamento intensivo para estudantes interessados em melhorar seus conhecimentos e atuação no mercado de trabalho. Segundo a professora Lucy Mari, coordenadora da Maratona PUC de Programação e diretora de Patrocínios da Maratona SBC de Programação, “a participação nestes eventos aumenta a capacidade competitiva dos estudantes no mercado de trabalho, por desenvolverem tanto soft skills como hard e tech skills desejados pelas grandes empresas de tecnologia”.
A participação no CSBC e na Escola de Inverno da Maratona de Programação é de extrema importância para a PUC-SP. Além de promover a troca de conhecimento e experiências, esses eventos proporcionam aos estudantes e docentes a oportunidade de se atualizarem sobre as tendências e inovações na área de computação. Além de enriquecer o aprendizado acadêmico, fortalece a posição da PUC-SP como uma instituição de referência no ensino e pesquisa em computação no Brasil.
Para Kauã Cordeiro Cavalheiro, estudante do curso de Ciência da Computação da PUC-SP, participar do evento foi “uma experiência extremamente enriquecedora. A competição desafiou os participantes com problemas complexos, ajudando-me a desenvolver tanto soft skills, como comunicação e trabalho em equipe, quanto hard skills em programação e resolução de problemas. O evento proporcionou valiosas oportunidades de networking com estudantes de todo o Brasil. Conheci pessoas incríveis, troquei experiências e estabeleci conexões importantes para meu crescimento profissional e pessoal”.
Por meio dessa imersão em um ambiente altamente estimulante e colaborativo, a PUC-SP reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro. A participação em eventos como o CSBC é fundamental para manter a universidade conectada com a vanguarda da ciência e tecnologia, garantindo que seus estudantes e docentes estejam sempre à frente em suas áreas de atuação.