“Que bom termos nos juntado todas e todos aqui para proteger o futuro"

Mario Sergio Cortella, filósofo e ex-professor da PUC-SP, celebra roda de conversa com a comunidade puquiana, durante evento da recepção aos novos estudantes

por Redação | 16/08/2024
Acervo ACI

“Que bom termos nos juntado todas e todos aqui para proteger o futuro, para impedir que haja a esterilização da nossa convivência, a desertificação da harmonia, a fratura daquilo que permite que a ideia de humanidade venha de fato à tona no lugar de esvair em meio àquilo que é o digladio, o combate tolo no cotidiano”.

Assim o filósofo e ex-professor da PUC-SP, Mario Sergio Cortella, saudou a plateia que lotava o Tucarena para participar da roda de conversa que integrou a recepção aos novo estudantes da Universidade (clique aqui e veja o álbum de fotos, que também está no final desta reportagem).

A atividade aconteceu na manhã de 16/8, no Tucarena, e teve o tema Convivência, respeito e tolerância no ambiente universitário: exigência para superação dos conflitos e polarizações contemporâneas. Antes da roda de conversa, o ex-professor foi recebido no gabinete da Reitoria – o evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias.

Lutar pela paz e resistência democrática

“Paulo Freire, que também foi professor desta casa, dizia que é preciso lutar pela paz. Pode soar estranho, mas a luta aí não é o sentido da brutalidade, é o combate no sentido do esforço. Esta roda de conversa é uma parte do esforço que essa universidade deseja, na sua trajetória, na sua história, nos seus 60 anos de resistência democrática”, ressaltou Cortella.

A atividade também contou com a apresentação de duas bandas formadas por estudantes da PUC-SP: JALT, de alunos do Jornalismo; e Gustavo Cintra e TV de Cachorro, de estudantes de Comunicação e Multimeios.

Assista a seguir à íntegra da atividade com Mario Sergio Cortella.