PUC-SP sedia encontro de reitores de universidades comunitárias promovido pela ABRUC
A reitora Maria Amalia Andery recebeu o prêmio Mérito Educação Comunitária pela sua...
Curso foi avaliado para reconhecimento com nota 5
O MEC/INEP acaba de avaliar o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPC Pedagogia-Licenciatura), ingressantes 2023, para renovação de reconhecimento do curso, com a nota máxima cinco.
A diretora da Faculdade de Educação, Profa. Dra. Madalena Guasco Peixoto, considera que a avaliação corrobora a qualidade oferecida pelo curso de Pedagogia da PUC-SP. "Formar educadoras e educadores é uma grande responsabilidade, que nosso curso assume, oferecendo uma formação atualizada, que associa a prática e a teoria com pensamento crítico, buscando a autonomia das e dos profissionais. Somos referência para outros cursos na área de formação de professores", destaca a docente.
A Coordenadora do curso, Profa. Dra. Maria Celina Teixeira Vieira, afirma que a avaliação se deu sob três dimensões: didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. “Nosso curso foi muito bem avaliado em todas elas. Ao longo de seus 78 anos de existência, a graduação em Pedagogia da PUC-SP sempre se orientou para o atendimento das demandas educacionais nacionais afinadas com um projeto de sociedade democrática, justa e equânime. Com foco na educação pública e gratuita, o curso nunca deixou de preparar professores capazes de atuar também na rede privada de ensino”, afirma a docente.
"É com alegria que saudamos a avaliação tão positiva! Exercendo função de coordenação de curso nos tempos desafiadores da Pandemia em que fomos mobilizados(as) para nos aprimorarmos na cultura digital, testemunhamos que, concebendo a sala de aula como 'laboratório de aprendizagem', garantimos o zelo com as relações e com a aprendizagem significativa, considerando pontes entre teoria e prática e abrindo espaço para valorizar os saberes dos educadores em formação, incentivando sua participação por meio de metodologias ativas. Aqui os(as) estudantes apropriam-se de seu papel de mediadores entre os sujeitos aprendentes e a cultura a ser recriada, ressignificada, de forma especial, valorizando o papel de cidadão-cidadã", ressalta a vice-coordenadora do curso, Profa. Dra. Marilia Josefina Marino.
A pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Alexandra Geraldini, também comemora o resultado da avaliação e parabeniza todos os envolvidos. "O resultado obtido confirma que os esforços empreendidos tanto na atualização e revisão do PPC quanto em sua execução estão adequados e compatíveis com nossos objetivos e missão institucional. Nosso corpo docente experiente e comprometido com a educação vem equilibrando tradição e inovações, assegurando o sucesso do projeto. Parabéns a todo(a)s o(a)s envolvido(a)s no processo, bem como no trabalho diário no âmbito do curso de Pedagogia da PUC-SP".
O curso de Pedagogia da PUC-SP tem como objetivo propiciar formação inicial ao profissional da educação para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos e da Gestão das relações e dos processos educativos, em espaços escolares e não escolares.
A organização curricular do curso, de caráter inovador, contempla princípios como a interdisciplinaridade; interação das atividades pedagógicas, de modo a assegurar a diversidade de conhecimento, flexibilidade; que oferece mais dinamismo ao curso, articulação entre teoria e prática (estágio desde o 1º semestre), bem como a formação de caráter humanista; expressando responsabilidade e compromisso social com as demandas da sociedade.
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.
Saiba mais sobre o curso de Pedagogia.