Ações conjuntas entre a FCMS e o HSL visam reduzir casos de pré-eclâmpsia

Iniciativa ocorreu no dia 18/9, integrando residentes, médicos da equipe assistencial e membros da equipe de enfermagem

por Redação | 23/09/2024

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da PUC-SP e o Hospital Santa Lucinda (HSL) têm promovido uma série de atividades conjuntas com o objetivo de conscientizar sobre as principais condutas preventivas no enfrentamento da mortalidade materna por causas hipertensivas. Em 18/9, foi realizada a mais recente dessas iniciativas, integrando residentes, médicos da equipe assistencial e membros da equipe de enfermagem.

O programa está sob a coordenação do professor-doutor Henri Augusto Korkes e da professora-doutora Sara Toassa Gomes Solha, da FCMS. Os dois primeiros encontros, realizados em julho, tiveram como foco a atualização do uso do sulfato de magnésio, considerado a principal medida terapêutica para a prevenção de convulsões em casos de eclâmpsia.

As atividades realizadas em 18/9 podem ser comparadas à formação de uma força-tarefa de integração educativa e assistencial. Nesta oportunidade, foram estabelecidas as rotinas assistenciais, incluindo as caixas de emergência com sulfato de magnésio em todo o hospital. Esta ação contou com o importante apoio de todo corpo de enfermagem do hospital, sob a coordenação da enfermeira Marilia Deltreggia Benites de Goes.

A iniciativa também encontra respaldo na Nota Técnica 123, de 28/9/2021, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado de São Paulo, que orienta a instalação de caixas de emergência em instituições que atendem mulheres gestantes e puérperas, como hospitais e maternidades.

PARA PESQUISAR, DIGITE ABAIXO E TECLE ENTER.