Jornalismo promove encontro com Heródoto Barbeiro e Nilo Frateschi Jr.

Profa. Misaki Tanaka foi responsável pelo evento que aconteceu no laboratório de vídeo

por Cláudio Oliveira | 09/10/2024

A profa. Misaki Tanaka (Jornalismo) realizou uma aula com a presença de dois convidados muito especiais, os jornalistas Heródoto Barbeiro e Nilo Frateschi Jr. O objetivo da atividade foi proporcionar o encontro entre profissionais que deram importantes contribuições ao jornalismo e estudantes. Segundo a docente, “é importante trazer outras percepções do jornalismo, sem falar que os convidados reforçam o que nós estamos transmitindo aos alunos. As vezes para o estudante entender melhor o que o professor está passando é preciso ter experiências como essa. Sem falar na inspiração para novas ideias e à busca de novos conhecimentos, além do enriquecimento do aluno tanto no pessoal, como no profissional” refletiu Misaki.

O encontro aconteceu no laboratório de vídeo, no Campus Monte Alegre, no dia 2/09, entre 19 e 21h.

Veteranos na profissão os jornalistas estão comemorando mais um lançamento em suas carreiras, o livro Manual do New Rádio, publicado pela Editora Almedina Brasil e escrito a seis mãos, já que Heródoto e Nilo dividem a autoria com o também jornalista e apresentador Fernando Vítolo.

O encontro com os estudantes da PUC-SP foi um bate papo sobre profissão, carreira, ética, mercado e demais temas que estão no universo da produção e divulgação de notícias no rádio e em podcasts. Falando sobre o livro, Heródoto disse que a intenção é contribuir com a nova geração e, sobretudo, falar com quem faz ou quer fazer rádio. “Foi para mexer com o pessoal que está na faculdade e também com quem já trabalha em rádio, o meio está carente disso. Várias emissoras do país adotaram o livro como manual de redação”, explicou o âncora da Nova Brasil FM

Nilo Frateschi Jr. é publicitário de formação com vasta experiência em rádio. Trabalhou em diversas emissoras e participou da criação da Rádio Band News FM. Ele nos falou sobre a importância de estar em contato com estudantes de jornalismo. “É gratificante o convívio com a juventude. Já em vias de encerrar minha carreira, ver o brilho nos olhos dessas pessoas me faz acreditar que daqui sairão grandes profissionais, essa troca de energia para mim é vital. Penso que temos obrigação de dividir nosso conhecimento acumulado com essa juventude”, afirmou o publicitário e jornalista.

O que dizem os estudantes

- Penso que precisamos ter experiências com grandes profissionais, pessoas de nichos diferentes que se destacaram em suas carreiras. Temos que conhecê-los, trocar com eles, estarmos próximos quando possível. Isso nos traz incentivo e nos inspira para até mesmo buscar outras áreas da profissão. Saio daqui com um interesse maior em rádio, em conhecer mais sobre os podcasts. Maria Fernanda Muller, 4º semestre de Jornalismo

- Ouvir um cara como Heródoto que tem mais tempo de profissão do que eu de vida, é algo surreal, é ver um ídolo de perto, falando. Assim como o Nilo, que dentre tantas contribuições, trabalhou na fundação da Rádio Band News FM, que abrigou muitos profissionais de referência no jornalismo brasileiro. Artur Maciel Rodrigues, 4º semestre de Jornalismo.

Vestibular 2025

As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas, clique aqui.

Saiba mais sobre o curso de Jornalismo