Times da PUC-SP participam de maratona de programação

Cinco equipes da Universidade, sendo uma totalmente feminina, participaram, em agosto, da "XXIX Maratona SBC de Programação 2024"

por Redação | 18/10/2024
Divulgação

Cinco times da PUC-SP, sendo um totalmente feminino, participaram, em agosto, da XXIX Maratona SBC de Programação 2024. O evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) existe desde 1996 e nasceu das competições regionais classificatórias para as etapas mundiais do International Collegiate Programming Contest (ICPC).

A primeira fase da Maratona ocorreu em 31/8, em 48 sedes espalhadas pelo Brasil, reunindo 880 times de 226 Instituições de Ensino Superior (IES). Ela também ocorreu simultaneamente na Bolívia (292 times), no México (541 times) e na América Central (80 times). Além disso, houve a competição "Café com Leite", com a participação de 27 times. A idealizadora do projeto Maratona PUC de Programação, diretora da sede São Paulo e diretora de Patrocínios da Maratona SBC de Programação no Brasil e na América Latina é a profa. Lucy Mari Tabuti.

Além da presença dos times da PUC-SP nesta competição, a Universidade vem investindo no treinamento e na participação dos estudantes do curso de Ciência da Computação nas etapas da maratona de programação. Para o estudante Pedro Serafim, participar da atividade "é algo, ao mesmo tempo, desafiador, gratificante e divertido". Já Daniel Teles afirma sentir “gratidão pela oportunidade e pelo privilégio de competir em algo que tanto gosto e admiro, bem como, pelo processo que nos permitiu evoluir e superar nossos limites para alcançar esse resultado". Rubens Rodrigues complementa que, para ele, "participar da maratona de programação foi uma experiência desafiadora, porém, extremamente gratificante. Cada exercício feito testou nossas capacidades, mas também nos deixou orgulhosos e satisfeitos pela sua conclusão”.

Entusiasmo e trabalho em equipe

Para o prof. Eduardo Savino Gomes, coordenador do curso de Ciência da Computação e diretor administrativo do evento, a maratona de programação é mais que uma competição. "É uma ação que reúne jovens para se desenvolverem, gerando sentimento de pertencimento e causando grande entusiasmo”.

Profa. e coach dos times da PUC-SP, Sandra Bozolan considera a atividade uma ótima oportunidade para se aprender a trabalhar em equipe. "A determinação que cada time experienciou nos desafios desenvolveu habilidades técnicas e uma incrível capacidade de trabalho em grupo. Cada linha de código, cada solução encontrada e até mesmo os erros se tornaram aprendizados para resolver problemas, tendo a pressão de realizar tarefas desafiadoras em pouco tempo", afirma a docente. "Como coach das cinco equipes da PUC-SP, pude perceber a evolução das equipes.Em um ambiente estimulante, a maratona reforçou o quanto a colaboração e o entusiasmo são ingredientes essenciais para o sucesso na programação e na vida”, completou a coach.

O aspecto competitivo da Maratona impressionou o prof. Gilles Pedrosa. "Havia comentaristas em tempo real, placar simultâneo, senti como um verdadeiro esporte", ressaltou.

Próximos capítulos

Agora a PUC-SP segue adiante, mirando as próximas etapas da Maratona e abrindo oportunidades de ensino e aprendizado significativo para cada um dos estudantes. O time Blue Canids, composto pelos estudantes Rubens R. Maranesi, Daniel T. de Oliveira e Pedro G. T. Serafim foi convidado a representar a Universidade na Final Brasileira da XXIX Maratona SBC de Programação, que acontecerá de 7 a 10/11, em João Pessoa (PB).