Docentes produzem artigo sobre o Projeto Articulação de Contextos Curriculares
Ação reforça o comprometimento da Universidade com a qualidade do ensino oferecido pelos professores
O CAD (Centro de Aperfeiçoamento Docente) desenvolve, juntamente com as Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, desde o início de 2022, o Projeto Articulação de Contextos Curriculares, que tem como objetivo reduzir efeitos negativos da fragmentação disciplinar por meio do desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, com adoção de estratégias pedagógicas diversificadas. São feitas reuniões semanais com apresentações e discussões quanto aos planejamentos de ensino propostos pelos docentes e às ações de ensino desenvolvidas nas unidades curriculares.
O estudo tem foco na atuação docente em uma perspectiva articulada, na qual docentes de várias unidades curriculares de um mesmo período dos cursos de graduação participantes desenvolvem seus planos de ensino, adotando estratégias pedagógicas diversificadas e compartilhadas, em um trabalho construído conjuntamente, cujo objetivo principal é reduzir a fragmentação curricular e seus efeitos negativos nos cursos. Ao trabalhar a formação contínua dos docentes nessa perspectiva, o referido estudo também contempla o uso adequado das possibilidades didático-pedagógicas abertas pelas TDIC e pelo correspondente avanço da legislação educacional, além de propiciar a articulação de contextos educacionais formais, não formais e informais, presenciais e online.
Este trabalho começou em janeiro de 2022, com o primeiro período do curso de Administração e os cursos de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e Educação: Currículo. Em 2024, o projeto de Articulação de Contextos na graduação já envolve os cinco primeiros períodos do curso de Administração, dois períodos do curso de Fisioterapia, um período do curso de Multimeios, Economia e Pedagogia. Na pós-graduação estão envolvidos os cursos de Literatura e Crítica Literária e Educação: Currículo. Outros cursos de graduação, como o de Ciência de Dados e Design também já participaram, assim como o PPEG em Educação Matemática.
Como resultado deste trabalho, além da influência nas unidades curriculares envolvidas, em 2023 foi criado um curso de Aperfeiçoamento de Práticas Docentes da Contemporaneidade, aprovado pelo CEPE, com 180 h, concluído pelos docentes participantes em julho de 2024, tendo como produto final, a publicação de um artigo científico, em revistas e/ou periódicos das áreas envolvidas e/ou da educação, sobre as experiências vivenciadas.
O desenvolvimento das pesquisas e, consequentemente, do artigo científico reforça o compromisso da Universidade com a produção de conhecimento, que é fundamental para manter a excelência acadêmica. Agora, o CAD possui autonomia para manter o projeto e continuar com o trabalho de aperfeiçoamento docente e produção de conhecimento.
O que dizem os professores participantes do projeto
Roland Saldanha (Economia)
“Eu vejo o projeto de Articulação de Contextos na PUC-SP numa perspectiva mais ampla que mira na ideia de uma Universidade Propositiva, em que se enxerga para além dos estreitos limites de uma sala de aula para buscar sentido comum para o que fazemos, alunos(as) e docentes. Estamos dando os primeiros passos apenas, com bastante sucesso, mas apenas no início.
A articulação não precisa ficar contida num Departamento, numa Faculdade, na graduação, pós ou extensão. A busca de propósitos comuns em tudo o que se faz na PUC-SP exige olhar para fora dos muros da Instituição, pensar numa Universidade Propositiva, bem articulada, com engajamento efetivo. Precisamos reconhecer a importância dos esforços da Prograd e do CAD para viabilizar e estimular as Articulações de Contexto, mas é essencial prosseguir e ampliar a inciativa, pensar em formas ou missões da PUC-SP para com a comunidade que ajudem nesta articulação mais ampla. Uma Univerisidade Propositiva engaja, facilita o ensino, desenvolve pesquisa e é extensionista por natureza.”
Elizabeth Cardoso (Literatura e Crítica Literária)
“O ‘Estudo Articulação de Contextos Curriculares’ é uma tentativa promissora de responder às necessidades da universidade no século XXI. A proposta coloca o estudante no centro de seu processo de formação, com autonomia, apoiada por um grupo heterogêneo e competente de professores-pesquisadores preocupados em ensinar-aprender com significado e gerando impacto social positivo.
Nesse movimento meu maior interesse é o que chamo de transdisciplinaridade simultânea agindo para resolver problemas concretos e que sejam do campo de interesse dos alunos envolvidos. Ou seja, saberes e pessoas diferentes trabalhando junto para construir algo positivo para a sociedade. Pode ser desde um software, um filme, uma biblioteca, um repositório de material paradidático até uma empresa, uma consultoria jurídica ou financeira.
Estou no projeto há um ano e meio e, apesar dos desafios, tem sido proveitoso e recompensador atuar com as metodologias ativas na pós-graduação e ter minhas disciplinas em parceria com outros colegas, outros alunos. Percebo maior envolvimento dos pesquisadores e grande repercussão dos produtos que resultam desse processo como, por exemplo, o nosso repositório de estudos literários e literatura.” Clique aqui e saiba mais.
Barbara Bianchini (Educação Matemática e Coordenadora do CAD)
“A importância de um projeto desta natureza para a Universidade representa um avanço em diversas direções, os alunos podem vivenciar experiência de compreender os componentes curriculares de uma outra forma, que evidencia a articulação entre elas, de modo explícito, e que não é feita individualmente pelo estudante. O que permite também uma visão mais global do que está sendo estudado, evitando-se assim, a fragmentação dos conteúdos. Para o CAD o projeto é muito importante, pois representa uma inovação nas práticas pedagógicas que veio para ficar, pois o retorno que os professores participantes do projeto nos dão em nossas reuniões semanais de acompanhamento evidencia o envolvimento dos estudantes e dos professores.”
Alexandra Geraldini (Pró-reitora de graduação)
"Além de todas as qualidades apresentadas pelos colegas, considero que talvez os dois maiores méritos desse Projeto sejam, de um lado, mobilizar, de forma intrínseca e natural, o ensino a pesquisa (com produção e divulgação) e a extensão, e, de outro lado, deixar aberta a possibilidade de a Universidade fornecer e certificar Programas de formação continuada para os docentes, de forma dinâmica e fluida, por meio do CAD, com acompanhamento do CEPE, onde couber."