Professores receberão certificado de aperfeiçoamento de práticas pedagógicas

Ação reforça o comprometimento da Universidade com a qualidade do ensino oferecido pelos professores

por Renata Nascimento | 10/11/2023

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) abordou, em sua reunião de 25/10, o processo de certificação a professores envolvidos nas atividades oferecidas pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD).
O CAD desenvolve desde o início de 2022 o Projeto Articulação de Contextos Curriculares que tem como objetivo reduzir efeitos negativos da fragmentação disciplinar por meio do desenvolvimento de estratégias pedagógicas diversificadas. Participam deste projeto professores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Para a certificação dos docentes que atuam neste projeto, foi proposto o curso de aperfeiçoamento de 180 horas denominado de ”Práticas docentes da contemporaneidade -  Educação Superior” que inclui: encontros periódicos dos grupos com a equipe do CAD para planejamento, discussão e avaliação das atividades planejadas e realizadas com os alunos; encontros gerais com a participação de docentes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto, para discussão de temas relevantes, comuns a todos os cursos e programas; leitura de um conjunto de referenciais bibliográficos que auxiliam na fundamentação teórico-prático das experiências realizadas; submissão de trabalhos e participação em evento científico relativos à docência na educação superior, entre outros. A partir de agora, aqueles que cumprirem as 180 horas do curso de aprimoramento receberão o certificado pelo CAD.

Os responsáveis pelo curso de aperfeiçomento são: profa. Alexandra Geraldini (Pró-reitora de Graduação), pelo prof. Márcio Alves da Fonseca (Pró-reitor de Pós-Graduação), prof. Nelson Gimenes (coordenador do CAD), David Lemes (Facei), Elizabeth Cardoso (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e CAD), Mário Cesaretti (FCMS) e José Armando Valente (Consultor e Pesquisador Colaborador).

O que dizem os professores

“O projeto de articulação desenvolvido pelo Centro de Aperfeiçoamento Docente (CAD) tem possibilitado aos cursos e professores da PUC-SP, que de forma voluntária se engajaram nessa iniciativa, uma série de ganhos de cunho pedagógico. Difícil até enumerá-los quanto mais ranqueá-los. Durante as reuniões periódicas entre os professores participantes do CAD, os docentes têm trocado impressões e experiências enriquecendo o repertório das práticas de sucesso e, também das de insucesso, afinal aprendemos muito com os nossos erros e os dos outros. Mais do que salas de aulas, estamos construindo ambientes de aprendizagem. Reuniões do grupo de docentes de um semestre do curso e reuniões gerais de docentes de todos os cursos têm ocorrido de forma sistemática e periódica. O CAD tem servido de ponte com outros setores nesse sentido, com a ouvidoria, direção de campus, DTI, entre outros departamentos da Universidade.

Ato contínuo a Universidade certificará os docentes envolvidos como forma de reconhecimento pela dedicação à articulação do projeto. Essa ação foi proposta ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) sendo aprovado por aclamação. Lembramos que inovar é um processo que não se constrói em saltos, deve ser contínuo em espiral crescente para que seja perene”, afirma o prof. Paulo Romaro (Administração).

“Recebemos de forma muito positiva o relatório das atividades desenvolvidas durante os anos de 2022 e 2023 pelo Programa de Capacitação Docente, concebido com o propósito de aprimorar, de forma contínua e estruturada, a atuação dos professores e professoras da Universidade.

Com os valiosos apoios das coordenações e a participação ativa de diversos cursos da Universidade, o programa se destacou como um espaço de intercâmbio e diálogo. Os resultados obtidos foram muito positivos não apenas na promoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, mas também na busca pela integração dos contextos curriculares impactando de maneira positiva nos aspectos pedagógicos dos cursos que se engajaram nessas ações.

A proposta de conceder uma certificação de 180 horas aos docentes que se envolveram na iniciativa foi recebida também de forma muito positiva. Isso reforça o comprometimento com o trabalho docente e por consequência com a qualidade da educação na Universidade”, afirma a profa. Priscila Arantes (Artes), diretora adjunta da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (Faficla).