Cedepe promove seminário sobre a população em situação de rua em São Paulo
Atividade acontece no dia 18/11, das 14h às 20h, no auditório 333 do campus Monte Alegre
Dia 9/11, a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) sediou a III Jornada Obstétrica de Sorocaba. O evento discutiu os riscos relacionados à hipertensão entre gestantes.
A coordenação da jornada foi de Henri Augusto Korkes, mestre e doutor pelo Departamento de Obstetrícia da Unifesp, doutor em Pré-eclâmpsia pela Harvard Medical School, chefe do Departamento de Reprodução Humana e Infância, professor da Clínica Obstétrica da FCMS e membro fundador da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez.
O diretor-adjunto da FCMS, professor Ulisses Del Nero, fez a abertura oficial do evento, agradeceu a presença dos convidados e enalteceu a contribuição do professor Henri à FCMS, como a realização desta jornada e dos palestrantes de renome que atenderam ao seu convite.
Na abertura, o professor Henri Korkes enfatizou a importância da temática escolhida para esta terceira edição da jornada. “Precisamos reduzir as mortes maternas”, alertou, referindo-se à necessidade de entender a síndrome da pré-eclâmpsia, de como conduzir a questão desde o seu diagnóstico até o tratamento e, sobretudo, de como preveni-la.
A professora Cibele Saad Rodrigues, coordenadora acadêmica do Hospital Santa Lucinda e que discorreria sobre o tratamento farmacológico da hipertensão, não pôde comparecer por questões pessoais.
Assim, participaram como palestrantes as professoras Maria Laura Costa Nascimento, da Unicamp (Pré-eclâmpsia na prática: relatos e vivências) e Ana Sofia Cerdeira, de Harvard e Oxford (Novas ferramentas na assistência com uso dos biomarcadores), e os professores José Carlos Peraçoli, da Unesp (apresentação); Leandro Gustavo de Oliveira, da Unesp (Prevenção e predição da pré-eclâmpsia); Henri Augusto Korkes, da PUC-SP (Classificação, suspeita clínica e diagnóstico pré-eclâmpsia); Ricardo de Carvalho Cavalli, da USP (Seguimento pós-internação por pré-eclâmpsia – vitalidade fetal); Francisco Lázaro, da Lusíadas/RBEHG (Tratamento farmacológico da hipertensão) e Nelson Sass, da Unifesp (Pré-eclâmpsia no cenário nacional).
A organização da III Jornada Obstétrica foi do Departamento de Reprodução Humana e Infância da FCMS, do Hospital Santa Lucinda e da Clínica Obstétrica da mesma faculdade.