Curso de Psicologia completa 60 anos de existência
O reconhecimento pelo MEC aconteceu em 1964
O curso de Psicologia realizou, no dia 7/11, um ato comemorativo dos 60 anos do curso, que já existia desde 1963, mas a Universidade só recebeu a autorização, do Ministério da Educação (MEC), para seu funcionamento no ano posterior.
Participaram da mesa solene do evento a reitora, profª Maria Amalia Andery, a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, profª Patrícia Jundi Penha, o coordenador do curso, profº Claudinei Affonso e a profª Marilda Pierro de Oliveira Ribeiro, como representante dos docentes.
A reitora Maria Amalia Andery, que já foi aluna e docente, falou sobre a excelência da faculdade. “Não é fácil comemorar 60 anos de um curso no Brasil e ainda fazê-lo com qualidade, compromisso e com a garra que a Psicologia da PUC-SP sempre teve”.
Patrícia enfatizou a importância da memória na construção da identidade do curso. “Uma forma de comemorar os 60 anos é rememorar. As memórias são importantes para a construção de identidade, a criação de vínculos e o estabelecimento de conexões. Por isso, queria parabenizar a iniciativa de contar e rememorar a história deste que é um dos mais tradicionais cursos da PUC-SP" , declara a docente.
Affonso falou da importância do resgate histórico. “A ideia principal deste evento é marcar este período da história do nosso curso, acho importante fazer esse movimento neste momento especificamente, quando estamos discutindo a reforma curricular. A Psicologia da PUC-SP precisa resgatar a sua história, firmar suas bases na maneira em que foi constituída, especialmente nesse momento, no qual socialmente a gente se sente um pouco desamparado, em termos das perspectivas de como a sociedade vai se organizar” observa o coordenador.
Marilda lembrou da importância da primeira turma. “É muito gostoso estarmos conseguindo comemorar 60 anos hoje. Se contarmos a partir da entrada da primeira turma, são 61 anos, esta questão é levantada desde a primeira comemoração. Acho importante falar da primeira turma que entrou em 1963, num momento importante, quando a profissão de psicólogo havia acabado de ser reconhecida e depois, no ano seguinte, em 1964, quando houve a autorização oficial do MEC para o curso funcionar. São dois momentos importantes a serem comemorados”, lembra a docente que no ato representava os professores do curso.
Durante o evento alguns professores(as) foram homenageados, entre eles os participantes da mesa solene e ex-professoras do curso: profª Odette de Godoi Pinheiro, profª Marcia Almeida Batista, profª Marina Pereira Gomes, profª Maria do Carmo Guedes e a emérita profª Mathilde Neder.
Abaixo confira algumas fotos do evento.