PUC-SP recebe 38ª edição do “Curso de Verão”
Reitor Vidal Serrano Jr. participou da abertura das atividades, promovidas pelo Centro...
Se aventurar na biblioteca do campus, pesquisar sobre um jogo de raciocínio milenar e incentivar os alunos a trabalharem em equipe foram os principais objetivos da atividade
Na semana passada, o Campus Marquês de Paranaguá foi palco de uma gincana organizada pelos professores Lisbete Madsen Barbosa, Mario Madureira Fontes e Julio Arakaki. O objetivo da atividade era incentivar os alunos do primeiro ano do curso de Ciência da Computação a conhecer a biblioteca do campus, realizando uma pesquisa na web e trabalhando em equipe.
A gincana foi composta por três tarefas ligadas ao Jogo do NIM, primeiro jogo estudado dentro dos princípios matemáticos que teve sua origem antiga China e convida o jogador a exercitar seu raciocínio.
A primeira tarefa da gincana envolvia uma pesquisa na biblioteca onde os alunos precisavam interpretar informações passadas pela Profa. Lisbete no início da gincana. O objetivo era localizar trechos de assuntos relacionados ao NIM em alguns livros.
Já a segunda tarefa exigia uma pesquisa na web sobre o jogo e suas curiosidades, enquanto que a terceira etapa propunha que as equipes aplicassem todo o aprendizado das aulas de laboratório de programação e de desenvolvimento de algoritmos na programação do jogo do NIM para programar uma máquina para vencer.
A equipe de apoio foi formada pelos alunos do terceiro ano do curso de Ciência da Computação Caroline Appolinario, Thais Bastos, Mirella de Medeiros, João Fouyer, João Pedro e Jayme Arthur Lopes Preto, que ajudaram a tornar a gincana uma realidade, monitorando os alunos durante as atividades e auxiliando os professores nas tarefas da gincana."