Eleição: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio
Podem votar professores e funcionários da PUC-SP, que atuam no campus Monte Alegre e no...
Em 1917, milhões de camponeses faziam a Revolução Russa e moldavam a história do século 20. O que ainda faz sentido, um século depois?
Há cem anos, a Revolução Russa representou uma chance real de chegada de trabalhadores e trabalhadoras ao pode, ao mobilizar milhões de camponeses que sofriam com a miséria para lutar por pão, paz e terra. Em reportagem sobre o tema, a TV PUC ouviu professores e historiadores sobre a importância do fato histórico e suas repercussões até aos dias de hoje.
O historiador Gianpaolo Dorigo considera a revolução um momento determinante para o que foi a história do século 20. “Marcou o surgimento de um regime socialista, transformou a Rússia na potência União Soviética e causou impacto na geopolítica mundial, fazendo nascer, por exemplo, a Guerra Fria”, afirma Dorigo. Para ele, mesmo um século depois, o tema é atual. “No Brasil, estamos num momento bastante delicado de redefinição de relações trabalhistas. Isto faz com que aquela mobilização pela justiça social, que estava na base da revolução de 1917, seja evidente e atualizada na situação política que vivemos aqui e agora”, ressalta.
Em reportagem sobre o tema, a TV PUC entrevistou também os docentes José Arbex Jr. (Jornalismo), Antônio Rago Filho (História), Marijane Vieira Lisboa (Ciências Sociais), Maria Beatriz Abramides (Serviço Social) e o ex-professor Erson Martins de Oliveira.
Assista abaixo à matéria completa realizada por Letícia Sepúlveda.